O secretário de Estado da Segurança Pública do Paraná, José Tavares, garantiu que não haverá aumento de salários para os policiais militares. Nesta terça-feira, esposas de militares fizeram manifestações em vários municípios contra a defasagem nos valores dos pagamentos. "Não é possível conceder nenhum aumento nesse momento e a maioria das esposas dos policiais militares sabe disso", afirmou.
Apesar disso, Tavares confirmou que haverá promoções nas próximas semanas. Serão promovidos 114 policiais militares e 634 policiais civis. "Com a mudança de função existe um acréscimo nos recebimentos, mas um reajuste linear não será possível", disse Tavares.
Existem dois motivos que inviabilizam um reajuste salarial nesse momento. De acordo com Tavares, o Estado não possui condições financeiras para conceder o reajuste. Além disso, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) veta a possibilidade de acréscimo nos gastos com funcionalismo público do Estado. Isso porque o Paraná ainda está gastando que o máximo permitido com salários, que é de 65% das receitas líquidas.
Leia mais:
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão
"Mesmo que o Estado tivesse recursos para conceder esse reajuste solicitado pelas esposas dos PMs, nós não poderíamos fazer em função da Lei de Responsabilidade Fiscal."