Termina na próxima quinta-feira (1) o prazo para que os taxistas de Curitiba se adaptem a uma instrução normativa da Urbanização de Curitiba (Urbs) para que a mudança de bandeira de cobrança de tarifa seja automática.
A instrução foi publicada pela Urbs em Diário Oficial do município em 2009 e foi dado prazo de 36 meses para que todos os taxistas realizem a mudança e as empresas que produzem os taxímetros também se adaptem ao novo sistema.
De acordo com o gestor da área de transporte comercial da Urbs, José Carlos Gomes Pereira Filho, com medida os taxímetros passam automaticamente da bandeira 1 para a bandeira 2 às 20 horas dos dias úteis. Da mesma forma, os taxímetros voltam para a bandeira 1 nos dias úteis às 6 horas da manhã.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
"Isso dá mais credibilidade para o serviço de taxi e segurança ao cliente, que fica sabendo exatamente quando começa a cobrança de outra bandeira", explica o gestor da área, que também administra o setor de taxis. Segundo ele, cerca de 80% dos veículos de Curitiba já operam com o sistema determinado em 2009.
Além do período das 20 horas às 6 horas, o taxímetro cobra a corrida em bandeira 2 entre as 13 horas de sábado e as 6 horas do próximo dia útil (incluindo o domingo e possíveis feriados ou recessos). As datas e horários com mudança na bandeira estão integradas na memória do software do sistema.