A Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Procon) de Londrina divulgou na quinta a relação com os segmentos que mais geraram reclamações no ano passado. Liderando o ranking está a telefonia, com 735 dos 2.350 registros – um total de 31,28%. Em seguida, estão os setores comércio e prestação de serviços, com 602 e 220 queixas respectivamente (25,62% e 9,36%).
De acordo com o coordenador do Procon, Gerson da Silva, a liderança do segmento de telefonia não é surpresa para o órgão. "O setor é o que mais recebe reclamações em diversas cidades do País", disse. As principais queixas referem-se à má qualidade dos serviços prestados pelas operadoras de telefonia celular, além dos questionamentos de faturas telefônicas.
A segunda colocação (comércio), segundo Silva, não era esperada pelo Procon. "Se não fosse pelo fato de uma operadora de telefonia móvel de Londrina ter apresentado 11,74% do total das reclamações (246 queixas), o setor de comércio estaria em primeiro. Isso sim seria inédito", destacou.
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Silva informou que o Procon registra a média de nove processos diários, sem contar os atendimentos no balcão, informações pelo telefone e audiências de conciliação. "Se incluirmos todas as formas de atendimento, podemos dizer que orientamos mais de 10 mil pessoas durante o ano passado", ressaltou. Segundo ele, só de audiências foram mais de 1.500 em 2003.
Serviço
O Procon atende de segunda a sexta-feiras, das 8h ao meio-dia e das 13h30 e 17h30.