Chuvas fortes, acompanhadas de raios e ventos intensos, devem recobrir boa parte do Paraná nesta quinta-feira (7). Em Londrina, a chuva já cai em todas as regiões da cidade.
O Instituto Clima Tempo lançou alerta sobre a possibilidade de tornados em uma vasta região entre São Paulo, Paraná e o sul de Mato Grosso, porém, o Instituto Simepar, do Paraná, não confirma esta informação.
"As chuvas e tempestades devem prevalecer no norte e Norte Pioneiro do Estado", informou o Simepar agora pela manhã.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
As chuvas se devem ao intenso sistema de baixa pressão que formou-se entre o sul do Paraguai e o norte da Argentina durante a quarta-feira e dá origem a uma nova frente fria, nesta quinta-feira.
Também há previsão de queda de granizo em alguns setores do Estado, informou o Simepar.
Ventos
Até as 8 horas desta manhã, os ventos mais fortes medidos pelas estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia foram de 126 quilômetros por hora em Novo Horizonte, na divisa de Santa Catarina com o sul do Paraná, 96 km/h em São Borja, no oeste do Rio Grande do Sul, e de 93 km/h em Foz do Iguaçu, no sudoeste do Paraná.
Em Planalto, também no sudoeste paranaense, uma rajada de vento chegou aos 89 km/h. Em Cascavel, na mesma região do Estado, o aeroporto local registrou sucessivas rajadas entre 74 km/h e 81 km/h durante a madrugada, quando nuvens pesadas passaram sobre a cidade e provocaram chuvas fortes. Em Maringá, no norte do Paraná, durante toda a madrugada e no começo da manhã o aeroporto local registrou muitas rajadas entre 46 km/h e 68 km/h. No entanto, às 8 horas, houve um pico, com uma das rajadas atingindo 127 km/h em meio a chuva intensa.