O temporal que atingiu o Oeste do Paraná na semana passada causou prejuízo total de R$ 7,5 milhões a propriedades rurais da região de Toledo. Municípios da região de Cascavel também foram prejudicados e acumulam perdas. Lavouras de milho, trigo, aveia e soja safrinha foram as mais atingidas. Também houve prejuízos em chiqueiros, aviários, estábulos e barracões de máquinas.
João Luís Raimundo Nogueira, técnico do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab) em Toledo, informou que, na região, foram atingidos 4,35 mil hectares de milho safrinha, 1,77 mil ha de trigo, 201 ha de aveia e seis ha de mandioca.
Os dados levantados pela Seab serão analisados pelo Estado e pela Defesa Civil, que poderão confirmar a necessidade de liberação de financiamento para reconstrução das áreas atingidas.
Leia mais:
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão
Na área atendida pelo Deral de Cascavel, o temporal causou a perda de 2,86 mil ha de milho safrinha, que renderiam 10,33 mil toneladas; 1,51 toneladas de trigo, com produção estimada de 3,77 mil toneladas; e 195 ha de soja safrinha, que resultariam em 338 toneladas.
De acordo com o técnico Norberto Ortiguara, do Deral em Curitiba, dois aviários com capacidade para 14 mil frangos cada desabaram, com morte de pelo menos quatro mil aves.
Informações da Folha de Londrina