Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em Ponta Grossa

Transgênicos dominam evento sobre agroecologia familiar

Redação - Bonde
06 mai 2003 às 14:55

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A questão dos transgênicos no Brasil é o destaque da Jornada de Agroecologia - 2º Encontro Paranaense, que começa nesta quarta-feira no Centro de Eventos de Ponta Grossa.

No primeiro dia do encontro pelo menos 5 mil agricultores familiares vão participar de uma marcha pró-reforma agrária e contra os transgênicos. A carta a ser divulgada no encerramento, na sexta-feira, vai defender a proibição do cultivo de organismos modificados geneticamente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O lema do encontro deste ano é Terra Livre de Transgênicos e Agrotóxicos. A avaliação dos debates anteriores é que o cultivo de transgênicos é incompatível com a agricultura familiar, pois, além de causar danos ao meio ambiente, provoca uma dependência crescente dos produtores, decorrente da impossibilidade de produzir suas próprias sementes, por exemplo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Trilha segue aberta

Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo

Imagem de destaque
16 mandados de prisão

Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná

Imagem de destaque
Já foi acusado de corrupção

Ademar Traiano antecipa votação e é eleito presidente da CCJ da Alep

Imagem de destaque
Devido às fortes chuvas

Trechos de rodovias do Noroeste do Paraná estão totalmente bloqueados


A abertura do encontro, na quarta-feira às 18 horas, deve ter a participação do governador Roberto Requião (PMDB) e do secretário nacional da Agricultura Familiar, Valter Bianchini. Em seguida haverá uma palestra de Plínio de Arruda Sampaio sobre a fome no Brasil.

Publicidade


Na quinta-feira o secretário estadual do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, fará palestra às 17h30, com o tema Políticas Governamentais em Agroecologia. Há expectativa de que ele anuncie uma "moratória" dos transgênicos no Paraná. Às 8 horas, Peter Rosset fará uma palestra com o tema Império, Resistência Popular e Biotecnologia.


A partir das 14 horas os agricultores vão participar de oficinas sobre políticas públicas em agroecologia, comercialização e certificação, produção de sementes, uso da água, manejo agroflorestal, agrotóxicos e transgênicos.

Publicidade


Um painel sobre reforma agrária, com a participação de Bernardo Mançano, Gilmar Mauro e Altemir Tortelli, abre a programação da sexta-feira, às 8 horas. A partir das 11 horas, Marilena Lazzarini fala sobre transgênicos e os direitos do consumidor.


À tarde prosseguem as oficinas e às 18 horas acontece o ato de encerramento. No sábado será realizada uma feira de produtos agroecológicos no Centro de Eventos.


Os objetivos do encontro são promover a agricultura familiar ecológica, estimular políticas públicas de incentivo à produção e ao consumo de alimentos saudáveis, articular propostas de desenvolvimento rural sustentável, favorecer o intercâmbio técnico e político de agricultores familiares, ampliar a capacidade de expressão política da agricultura familiar ecológica, ampliar as restrições legais aos transgênicos e agrotóxicos, ampliar a consciência ecológica da população em geral e contribuir com o programa Fome Zero, apresentando as contribuições da agricultura familiar para resolver as causas estruturais do problema.

A realização é do Departamento de Estudos Sócio Econômicos Rurais (Deser), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf/Sul), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e prefeituras de Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Palmeira, entre outros.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo