Um tremor de terra assustou os moradores de Telêmaco Borba, Imbaú, Reserva, Ponta Grossa, Castro e Ortigueira, todas cidades da região central do Estado. O fenômeno ocorreu por volta das 21 horas desta quarta-feira (04).
Segundo a Defesa Civil, o tremor foi de fraca intensidade e não houve registro de pessoas feridas ou desabamentos.
Havia suspeitas de que uma casa tivesse sido afetada em Telêmaco Borba, mas não há provas de que as rachaduras observadas nela tenham relação com o tremor.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
De acordo com o capitão Maurício Genero, a Defesa Civil acredita que o tremor foi causado por um abalo sísmico decorrente do deslocamento de placas tectônicas, provavelmente, na região do Chile.
Os registros do abalo serão enviados para o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, que interpretará os dados e definirá o local exato do início dos tremores.
Em pouco mais de seis meses, este foi o segundo abalo registrado no Paraná. Em junho do ano passado, um tremor de terra foi registrado em Cascavel. O fenômeno foi causado por um terremoto no Norte do Chile. Este abalo foi o décimo terceiro registrado nos últimos cem anos no Estado do Paraná. A estimativa é que o terremoto tenha atingido 4,7 graus na escala Richter.
Fonte: Terra e Folha Online