Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Norte e Norte Pioneiro

Turismo impulsiona economia nos balneários da região

Simoni Saris - Grupo Folha
31 jan 2023 às 12:15

Compartilhar notícia

- Arnaldo Alves/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os municípios localizados às margens das represas de Capivara e Chavantes, no Norte e Norte Pioneiro do Paraná, experimentam nessa época do ano um incremento na economia local por conta do movimento de veranistas que procuram as cidades-balneário para atividades de turismo e lazer. 


Comércio e serviços são os setores mais impactados, mas há outros beneficiados, como o imobiliário, inclusive em municípios vizinhos. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Entre dezembro e fevereiro, até o Carnaval, o fluxo de turistas faz crescerem em até 20% as vendas e o consumo nos estabelecimentos comerciais dessas regiões.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

No Norte do Paraná, 'a igreja que cresce para baixo', em arquitetura neogótica

Imagem de destaque
Vale do Ivaí

Carro de Londrina se envolve em colisão frontal em Ivaiporã

Imagem de destaque
Veículo fugiu

Condutora de motocicleta sem habilitação morre em colisão em Rolândia

Imagem de destaque
Noroeste

Motociclista morre em colisão frontal com caminhonete em Guairaçá


Com pouco mais de 14 mil habitantes, em Carlópolis, município banhado pela Represa de Chavantes, todo mundo conhece todo mundo. Quando chega o verão, no entanto, são comuns os moradores se depararem com rostos novos no açougue, no supermercado, no sacolão, na farmácia. 

Publicidade


“A gente olha e já sabe que é turista”, comentou o funcionário do Supermercado Rocha Rafael Leite. “Aparece muita gente diferente, principalmente nos finais de semana. Começa na sexta-feira e vai até o domingo. Esse movimento de turistas ajuda muito o comércio local. Uma coisa puxa a outra. Nessa época do ano, as vendas, no supermercado, chegam a aumentar cerca de 20%. É uma diferença boa, que não pode ser desprezada.”


Santo Antônio da Platina não faz limite com nenhuma represa, mas também fatura com o turismo que atrai visitantes para cidades próximas. 

Publicidade


Na Imobiliária Markize, que oferece casas para aluguel em Carlópolis, a procura por imóveis “voltou com tudo” em janeiro, observou a atendente Juliana Ildefonso.


A maior parte são turistas de final de semana que pagam em torno de R$ 750 pelo aluguel de uma residência para os dois dias de descanso.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Turismo impulsiona economia nos balneários da região
Turismo impulsiona economia em cidades próximas às represas
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo