Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Inscrições abertas

UFPR oferta mais de cinco mil vagas em 124 cursos de graduação em seis cidades

Reportagem Local
03 jun 2024 às 10:30
- Divulgação/UFPR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2025 da UFPR (Universidade Federal do Paraná). O prazo vai até o dia 22 de agosto, mas os candidatos que desejam pedir isenção da taxa de inscrição devem se antecipar, pois o prazo para essa solicitação termina no dia 10 de julho. A UFPR oferece 5.278 vagas em 124 cursos, nos campi de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo.


Do total de vagas, no mínimo 50% são destinados para estudantes que fizeram o ensino médio integralmente em escolas públicas (o percentual varia conforme o curso). Dentro dessa reserva há cotas para candidatos de baixa renda, pretos e pardos, indígenas, pessoas com deficiência e, a partir deste ano, também para quilombolas – categoria incluída a partir da revisão da Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012, no ano passado. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para a categoria renda, o limite foi alterado, também durante a revisão da Lei de Cotas. Agora, o máximo admitido para concorrer nessa categoria é um salário mínimo mensal por pessoa da família (até o ano passado, o limite era de 1,5 salário mínimo).

Leia mais:

Imagem de destaque
Fique atento!

Cambé emite alerta sobre golpe usando o nome da Vigilância Sanitária

Imagem de destaque
Sem danos

Abalo sísmico que atingiu Cambé tem magnitude 1,6 na Escala Richter

Imagem de destaque
2.176 vagas em Londrina

Agências do Trabalhador do Paraná começam a semana com 20,7 mil vagas

Imagem de destaque
Nada de cópia!

UEM investe em software para detectar e inibir plágio acadêmico


Os candidatos a vagas de cotas precisam passar por bancas de validação de autodeclaração. Para pretos e pardos, a banca consiste em entrevista por vídeoconferência. Para as demais categorias, a banca é documental, ou seja, os candidatos devem enviar documentos que comprovem a condição declarada no momento da inscrição.

Publicidade


A UFPR ainda oferece, em cada curso, uma vaga suplementar para pessoas com deficiência, para a qual qualquer candidato pode se inscrever, desde que comprove sua condição de pessoa com deficiência.


As inscrições para o Vestibular 2025 devem ser feitas pelo site do Núcleo de Concursos da UFPR (NC/UFPR).


A taxa é de R$ 195,00 (mesmo valor dos dois anos anteriores). Podem pedir isenção candidatos que se enquadrem em uma das seguintes situações: a) estejam inscritos no Cadastro Único do governo federal ou b) tenham cursado o ensino médio integralmente em escola pública ou com bolsa integral em escola particular e, ao mesmo tempo, comprovem renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
UFPR oferta 5.278 vagas em 124 cursos; inscrições estão abertas
Inscrições para Vestibular 2025 da UFPR abertas até 22/08. São 5.278 vagas em 124 cursos. Provas em outubro e dezembro. Mais detalhes no site.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade