Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

UFPR suspende vestibular se greve persisitir

Erika Wandembruck - Folha do Paraná
23 out 2001 às 17:55

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Depois de mais de três horas de discussões e divergências, os 47 conselheiros pertencentes ao Conselho Universitário da Universidade Federal do Paraná (UFPR) decidiram, por unanimidade, que o Concurso Vestibular 2002 será suspenso se a greve dos professores persistir até o dia cinco de dezembro. No entanto, a data do concurso, agendada para acontecer de 16 a 18 de dezembro, continua mantida.

"O vestibular está condicionado à greve. Estamos pressionando o Ministério da Educação (MEC) a acelerar o processo de negociação com os professores. A decisão é no sentido de por fim à paralisação", disse o reitor Carlos Antunes dos Santos. Ele prossegui: "Não sou louco e irresponsável de realizar o vestibular com os professores em greve. Não temos estrutura nem condições psicológicas e de segurança adequadas para tanto". Quanto a decisão do MEC de contratar uma empresa para realizar o concurso, disse que " a UFPR tem autonomia e não aceitará a interferência do MEC para a realização do mesmo".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Se o vestibular for suspenso, o prejuízo da instituição será de mais de R$ 1 milhão, conforme o presidente da Comissão Central do Concurso Vestibular (CCCV), Dartagnan Emerenciano. Só em devolução de pagamento das taxas de inscrição pelos candidatos, o prejuízo chega a R$ 360 mil.

Leia mais:

Imagem de destaque
Grandes volumes de chuva

Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda

Imagem de destaque
Última chance

Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira

Imagem de destaque
Noroeste

Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola

Imagem de destaque
Cinco feridos

Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão

"A data limite é cinco de dezembro. Depois disso, não teremos condições técnicas e operacionais para cancelar o concurso, já que teremos que comunicar a suspensão aos mais de 52 mil candidatos", contou Emerenciano ressaltando que o vestibular deste ano têm o número recorde de inscritos. E admitiu: "Em doze anos na presidência da comissão, nunca me deparei com uma situação de incerteza como esta que estamos vivendo. Apesar disso, peço aos candidatos que não se deixem abater e continuem estudando como se o vestibular fosse acontecer na data prevista", disse.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo