Começou a valer nesta semana a proibição do uso de narguilé em Maringá (noroeste). A lei havia sido aprovada pelos vereadores em março deste ano, mas ficou aguardando a sanção do prefeito para ter validade no município.
Como o prazo da prefeitura transcorreu sem a lei ser aprovada ou proibida, o presidente da Câmara dos Vereadores publicou-a no Diário Oficial de Maringá nesta segunda-feira (25), dia a partir do qual ela começou a valer.
A nova lei proíbe o uso de narguilé e de fumos similares em locais públicos e que sejam próximos de praças, órgãos públicos, estabelecimentos de atividades esportiva e escolas de nível infantil a superior.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
A multa prevista na lei é de R$ 500,00, valor que pode ser aumentado a cada reincidência. Assim, pelo que a norma estabelece, se uma pessoa for pega pela terceira vez, pode ter que pagar uma multa de até R$ 2.000,00.
As proibições e multas não são válidas para estabelecimentos fechados e bares que ofereçam o uso de narguilé nos seus serviços.
Em Londrina, um decreto publicado na quinta-feira passada (21) também proibiu o uso do fumo em locais públicos.
Em Andirá, suspeita-se que uma roda de narguilé pode ter contaminado diversas pessoas com a Covid-19. Leia a matéria completa na Folha de Londrina.
*Sob supervisão de Rafael Machado.