O vereador Dirceu Moreira (PSL) apresentou na Câmara Municipal de Curitiba projeto de lei que obriga hotéis a dispor de profissional de enfermagem em seu quadro de funcionários (005.00197.2013). A proposta se restringe à hotéis de médio e grande porte, com mais de 50 ou 100 quartos, respectivamente. Para isso, o enfermeiro deve atuar em ambulatório devidamente equipado, acompanhando hóspedes a hospitais, quando o quadro clínico assim o exigir.
Segundo a justificativa, os grandes eventos esportivos previstos para Curitiba requerem maior cuidado com os visitantes que vierem à capital, levando em consideração a mudança de clima e fuso-horário que os viajantes sofrem. "A Embratur prevê que todos os meios de hospedagem devem possuir equipamentos de primeiros socorros e funcionário com treinamento específico para o atendimento de situação simples ou preliminar ao atendimento de emergência", defende Dirceu.
Conforme prevê a norma, os hotéis terão 30 dias após a publicação da lei para se adequar, podendo pagar multa diária de R$500,00 pelo não cumprimento da legislação. A iniciativa tramita nas comissões permanentes da Câmara de Curitiba e ainda será submetida ao plenário e, se aprovada, encaminhada para manifestação do Executivo.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
(com informações da Câmara Municipal de Curitiba)