A União dos Vereadores do Paraná (Uvepar) anunciou nesta quarta-feira (16)que a escola do legislativo municipal paranaense será implantada no início do ano que vem, na volta do recesso das câmaras. O anúncio foi feito na abertura do Congresso Estadual de Câmaras Municipais que está sendo realizado em Curitiba até amanhã.
Segundo o vereador Bento Batista da Silva (PTB), de Juranda (78 km ao sul de Campo Mourão), presidente da Uvepar e da União dos Vereadores do Brasil (UVB), o projeto vem sendo discutido há mais de dois anos e a escola legislativa será direcionada para os vereadores e servidores das câmaras.
''O projeto a princípio era criar um centro de treinamento, mas foi viabilizada uma escola. Os tribunais de contas têm, as assembleias legislativas têm'', afirmou Silva. ''A população paranaense exige qualidade em todos os segmentos, e também no que diz respeito às autoridades públicas e aos servidores. O vereador não têm necessariamente um conhecimento específico na área jurídica, na área orçamentária, que são o ponto central do trabalho do legislador. Então, enxergamos a necessidade de buscar profissionais competentes para passar informações'', explicou o vereador.
Leia mais:
Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário
Homem é preso com peixes e patas de capivara em Operação Piracema em Jaboti
Veículo de Londrina se envolve em colisão com morte em Ibaiti
Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras
De acordo com o presidente da Uvepar, os professores da escola serão disponibilizados por meio de parcerias ou contratados. Já foram mantidos contatos com o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu) e profissionais da área jurídica.
''Vamos iniciar a curto prazo com uma escola em Curitiba. O projeto consiste inicialmente de informação a distância para o vereador acompanhar do seu município'', disse Silva, que relatou que não existem por enquanto planos de implantação da escola em outras regiões. O custo estimado da escola, segundo a Uvepar, é de R$ 100 a R$ 150 por vereador ou servidor inscrito a cada módulo. Os recursos virão dos orçamentos das câmaras. A inscrição na escola não é obrigatória. O Paraná tem atualmente 3.692 vereadores.