Com a chegada do inverno, os animais do Zoológico de Curitiba e do Passeio Público estão recebendo cuidados especiais. Lâmpadas e aquecedores são utilizados para aquecer os ambientes e alguns bichos são até recolhidos das áreas de exposição nos dias mais frios.
A dieta dos animais também é reforçada nesta época e até pinhão é servido a alguns. Eles ganham uma porção maior de alimentos e produtos mais energéticos. Os pequenos primatas, por exemplo, recebem papa de banana com aveia e mel. O cardápio das aves é acrescido de porções de coco e castanhas, produtos com alto teor de gordura.
"É uma época em que a atenção e os cuidados são redobrados para proteger a saúde e o bem-estar dos animais, principalmente das espécies originárias de regiões mais quentes. O volume mensal de alimentos aumenta 20%", explica a bióloga Nancy Banevicius.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Os cuidados são maiores com répteis, periquitos, papagaios, araras e primatas. Acostumadas a deitar nas pedras, as cobras e iguanas ganharam aquecimento especial. Funcionários adaptaram lâmpadas em caixas revestidas com pedras e deixaram nos abrigos.
Neste ano, o urso, as lontras, o tamanduá-bandeira e todos os felinos receberam camas de feno para auxiliar no aquecimento. São cinco quilos de feno para cada animal, conta Nancy.
Localizado na área central da cidade, o Passeio Público é o parque mais antigo de Curitiba. Inaugurado em 1886, passou por várias transformações ao longo do tempo e se tornou o mais tradicional ponto de encontro dos curitibanos. O Passeio abriga 100 animais. Em um final de semana ensolarado, o fluxo de pessoas chega a 1,5 mil visitantes.
O Zoológico registra uma média de 3 mil visitantes a cada fim de semana. Localizado na região sul da cidade, possui 2,3 mil animais, representantes de várias partes do mundo. Aves, répteis e mamíferos estão alojadas em recintos amplos e semelhantes ao ambiente natural. O Zoo tem acesso pela Avenida Marechal Floriano Peixoto. Funciona de terça a sexta-feira das 9h às 17horas. Aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16 horas. Nas segundas feiras o zôo é fechado para manutenção e descanso dos animais.