Na última quarta-feira (4), os servidores da Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf), da Secretaria Municipal de Saúde e da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) realizaram um mutirão de limpeza no Cemitério Municipal Jardim da Saudade, na Avenida Saul Elkind, 2.805, no Conjunto Vivi Xavier.
Das 8h às 16h, foram retiradas três caçambas de entulhos com restos de material de reformas dos túmulos, vasos de plantas, coroas de flores, mato e de lixo em geral. Os 13 funcionários da Acesf fizeram 60% da capina e da roçagem do espaço. Durante o dia de hoje (5) e amanhã (6), eles devem finalizar a capina no entorno das sepulturas e na Praça.
Já os três agentes municipais de endemias da Secretaria Municipal de Saúde inspecionaram o cemitério e ajudaram no descarte correto dos materiais que poderiam acumular água e ajudar na proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.
Leia mais:
Novos deslizamentos interditam completamente a BR-277 na Serra da Esperança, em Guarapuava
Pai é preso por agredir filha de nove meses no Noroeste do Paraná
Operação 'Little Mouse', da PF, mira empresas de rastreamento veicular em Londrina
‘Gerente’ do tráfico na zona norte de Londrina é preso em flagrante
De acordo com o superintendente da Acesf, Douglas Carvalho Pereira, além do mutirão de limpeza, outras questões importantes como a finalização das obras de colocação de paver, sinalização dos lotes e quadras do cemitério e instalação de caçambas de lixo foram tratadas ontem. "Durante o mutirão, cobrei mais agilidade na finalização das obras de pavimentação e colocação de paver, que deveriam ter sido entregues ano passado e ainda não estão prontas. E para ajudar o munícipe a encontrar mais facilmente o jazigo que procura, requisitei placas de sinalização das quadras e lotes, de metragem da calçada e de caçambas para lixo. Quanto mais pessoas circularem nos cemitérios, menos vandalismo teremos", defende o superintendente.
Para a retirada do material, foram requisitados caminhões e caçambas próprios da Acesf, da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e da empresa terceirizada de coleta seletiva. Segundo Pereira, a Acesf deve realizar outros mutirões nos demais cemitérios municipais, conforme houver a demanda.