O juiz da Vara de Execuções Penais (VEP), Katsujo Nakadomari, determinou nesta quinta-feira (20), a transferência de dez detentos do Centro de Triagem (CIT) da 10ª SDP de Londrina. Em entrevista ao Bonde, o delegado chefe da Polícia Civil de Londrina, Márcio Amaro, disse ter sido comunicado sobre a determinação nesta manhã.
Até esta quinta-feira, o CIT abrigava 19 detentos. O local tem três celas e capacidade para nove pessoas. Ainda conforme o delegado, o juiz afirmou que vai tentar a transferência de novos presos amanhã. Os detentos transferidos devem ir para o Centro de Custódia, que receberá um reforço do efetivo da Polícia Militar.
A situação do Centro de Triagem é crítica desde a interdição das carceragens dos 4º e 5º Distritos Policiais (DPs) de Londrina, que ocorre justamente devido a superlotação.
Leia mais:
Novos deslizamentos interditam completamente a BR-277 na Serra da Esperança, em Guarapuava
Pai é preso por agredir filha de nove meses no Noroeste do Paraná
Operação 'Little Mouse', da PF, mira empresas de rastreamento veicular em Londrina
‘Gerente’ do tráfico na zona norte de Londrina é preso em flagrante
Com condições precárias no CIT, os detentos têm se rebelado. "O CIT é um local impróprio para eles permanecerem. Não tem ventilação e condições mínimas de higiene. Alguns detentos ainda têm problemas de saúde e a situação se agrava", explicou Márcio Amaro. Na manhã desta quinta houve um princípio de revolta e o delegado precisou intervir. "Conversei com eles, expliquei que alguns seriam transferidos e a situação se acalmou um pouco", comentou.
Apesar da melhora da situação com a transferência, a medida não deve resolver o problema, já que novos presos devem ser encaminhados para o local, por falta de opção. "Esse problema deve ser tratado de forma mais ampla com a abertura de vagas. Se não aqui, na região", finalizou Márcio Amaro.