A Polícia Federal cumpriu 24 mandados de busca e apreensão em Maringá e Sarandi, nesta terça-feira (23), no âmbito da Operação Cold Meal, que apura desvios de verbas públicas por meio de crimes fraudes a licitações, constituição de organização criminosa, lavagem de dinheiro, além de outros crimes correlatos.
Entre os bens apreendidos estão nove veículos mais de R$ 87,8 mil em espécie.
A investigação foi iniciada a partir de denúncias que noticiavam possível desvio de verbas públicas em licitações fraudadas, promovidas pela Prefeitura de Maringá durante a Pandemia de Covid-19. Os certames custaram cerca de R$ 1,7 milhão aos cofres públicos.
Leia mais:
Novos deslizamentos interditam completamente a BR-277 na Serra da Esperança, em Guarapuava
Pai é preso por agredir filha de nove meses no Noroeste do Paraná
Operação 'Little Mouse', da PF, mira empresas de rastreamento veicular em Londrina
‘Gerente’ do tráfico na zona norte de Londrina é preso em flagrante
No decorrer das investigações, foram encontrados indícios de que um grupo de empresários, em conluio, participavam de licitações com o direcionamento de vencedores e aumento do preço dos produtos, utilizando métodos fraudulentos como simulação de concorrência, combinação de preços e lotes e outros meios.
Além das licitações ocorridas à época da emergência da Covid-19, também foram apurados procedimentos ocorridos nos anos de 2022 e 2023. Há suspeita em processos licitatórios em andamento, em razão da participação de algumas das empresas investigadas.
Foram mobilizados cerca de 70 policiais federais, que cumpriram nesta região, 23 mandados de busca e apreensão em Maringá e um em Sarandi, autorizados pela Justiça Federal de Maringá.