Vinte e cinco pássaros foram apreendidos entre sábado (16) e domingo (17) em uma operação realizada em quatro municípios da Região Metropolitana de Curitiba pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental – Força Verde. Três suspeitos assinaram termo circunstanciado, pela posse dos animais, e um foi preso com arma e um animal morto.
A tenente Kelly Wistuba de França, da Força Verde, diz que a operação ocorreu após várias denúncias feitas por pessoas à ouvidoria da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Paraná (Sesp).
No sábado, segundo a tenente, um homem assinou termo circunstanciado pela posse de cinco pássaros na cidade de Piraquara. Outros dois casos aconteceram no mesmo dia: em Almirante Tamandaré, cinco pássaros silvestres e três exóticos foram encontrados em situação de maus tratos. No local, ninguém foi encontrado; já em São José dos Pinhais, outra pessoa assinou termo circunstanciado pela posse de oito aves silvestres.
Leia mais:
Novos deslizamentos interditam completamente a BR-277 na Serra da Esperança, em Guarapuava
Pai é preso por agredir filha de nove meses no Noroeste do Paraná
Operação 'Little Mouse', da PF, mira empresas de rastreamento veicular em Londrina
‘Gerente’ do tráfico na zona norte de Londrina é preso em flagrante
No domingo, na cidade de Pinhais, outros quatro pássaros silvestres foram encontrados pela polícia e mais um responsável assinou termo circunstanciado. "Os locais [em que aconteceram as apreensões] são distintos e os crimes não tem relação um com o outro", explica a tenente.
Prisão - em São José dos Pinhais, também no domingo, a Força verde efetuou a prisão do dono de um bar por posse ilegal de arma de fogo. Ele possuía espingarda no estabelecimento comercial, segundo a tenente. "Também foram encontrados no local um tatu abatido e 27 vidros de palmito em conserva, prática ilegal segundo a legislação ambiental", esclarece Kelly.