Policiais ambientais da Força Verde interditaram um centro de treinamento para galos de briga nesta terça-feira (3), em Campo Mourão. A equipe foi até o local – a Chácara Dois Irmãos – após receber denúncia anônima.
Foram encontrados 70 galos – muitos machucados em razão de brigas em rinhas. Alguns apresentavam mutilações, como "a crista com corte parcial, pescoço depenado, sendo que as esporas também apresentavam ferimentos", relatou a polícia ambiental em nota encaminhada à imprensa.
Também havia na chácara diversos materiais e equipamentos utilizados para treinamento das aves. O responsável pela rinha, um homem de 34 anos, foi identificado, mas conseguiu fugir.
Leia mais:
Novos deslizamentos interditam completamente a BR-277 na Serra da Esperança, em Guarapuava
Pai é preso por agredir filha de nove meses no Noroeste do Paraná
Operação 'Little Mouse', da PF, mira empresas de rastreamento veicular em Londrina
‘Gerente’ do tráfico na zona norte de Londrina é preso em flagrante
Na nota, o sargento Divonzir Ferreira da Silva, comandante do Posto de Polícia Ambiental Força Verde de Campo Mourão, diz que a denúncia anônima foi fundamental para a operação. "Esse trabalho mostra que a população é o grande parceiro da polícia no combate aos ilícitos ambientais que ocorrem na nossa região, visto que sempre conseguimos obter êxito no atendimento das denúncias que nos são realizadas".
O crime para este tipo de situação é o de maus tratos contra animais, previsto no artigo 32 da Lei dos Crimes Ambientais (Lei federal 9.605/98).
Denúncias envolvendo crimes ambientais podem ser feitas pelo telefone 0800 643 03 04. A ligação é gratuita e pode ser feita a qualquer hora e não é necessária a identificação do denunciante.