Policiais da Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas (DEDC) prenderam, em Curitiba, três suspeitos de aplicar o chamado "golpe do paco". Indiamara de Lima Santos, 31 anos, Viviane Ziojlo Leal, 26, e Luiz Marcelo dos Santos Silva, 33, foram presos na quinta-feira (1º), na Avenida República Argentina, no bairro Água Verde, com a bolsa de uma mulher que havia saído de um banco na rua México, no Bacacheri.
O "golpe do paco" consiste em enganar pessoas que sacam grandes quantias em dinheiro. Uma vez identificada, a vítima é seguida por dois golpistas, um a sua frente e outro logo atrás.
A pessoa que está à frente deixa propositalmente cair uma folha de cheque de alto valor, ou um pacote de dinheiro falso, com o objetivo de chamar a atenção da vítima, que apanha o cheque ou o pacote e devolve ao estelionatário "que o perdeu", pensando estar ajudando. O outro integrante se aproxima e diz que também viu o acontecido ou finge participar da devolução.
Leia mais:
Homem que estuprou e matou enteada é condenado a 66 anos de prisão no Paraná
PF faz busca e apreensão contra chapa eleita no PR que comprou votos no Pix
Traficante é preso após policiais encontrarem 22 quilos de maconha em mala de viagem em Bandeirantes
Moradores encontram diversos animais degolados em lago de Cambé; polícia investiga
Neste caso, a estelionatária que estava à frente e fingiu ter perdido o valor, ofereceu uma recompensa à vítima, uma mulher de aproximadamente 40 anos, e à comparsa, dizendo que elas deveriam comparecer a um escritório levando um bilhete para receber um valor não divulgado. Entretanto, solicitou à mulher que deixasse a bolsa com todo o dinheiro que tinha, como garantia de seu retorno.
GRATIFICAÇÃO - A vítima entregou sua bolsa com dinheiro e foi buscar sua gratificação, ao ser incentivada pela outra estelionatária, que simulou a entrega de sua bolsa. A mulher só percebeu que havia sofrido um golpe quando descobriu que no endereço indicado não havia nenhum escritório.
"Viviane tinha de deixar o valor cair de sua bolsa, enquanto isso, Indiamara era responsável por simular ter visto também o valor cair e induzir a vítima a deixar sua bolsa com ela para receber a recompensa. Luiz Marcelo era responsável por acompanhar toda a ação e dar fuga às duas integrantes, caso a polícia aparecesse", informa Aufiero.
DENÚNCIAS - Os suspeitos foram interceptados pelos policiais após denúncias de que pessoas estavam agindo nos bairros Água Verde e Bacacheri, então, foram presos com a bolsa furtada, próximo a um supermercado no bairro Água Verde. Segundo as investigações, o trio agia há oito meses praticando esses golpes em Curitiba.
Luiz Marcelo tem passagem por estelionato em Lins, São Paulo, em 2003, e será transferido para o Centro de Triagem II, em Piraquara. Indiamara e Viviane irão para o Centro de Triagem I, em Curitiba. Todos ficarão aguardando decisão da Justiça.
Quem reconhecer os integrantes por outros crimes ou tiver sido vítima pode ligar para a DEDC pelo número (41) 3365-3748.