Mais três homens, envolvidos com a quadrilha de roubo, desvio e receptação de cargas desmantelada na Operação Carga Pesada, foram presos nesta quarta-feira (15). Manoel de Araújo Lima, 27 anos, e Luiz Manoel dos Santos, 36, são suspeitos de atuar diretamente nos roubos a motoristas que transportavam cargas. Os dois foram detidos em Campinas (SP) pela Polícia Civil local e de Valinhos. Já Pedro Dinarte Garcia da Silva, 42 anos, que suspeito de auxiliar o grupo com informações dos carregamentos, foi preso pela Polícia Rodoviária Federal, próximo a Ipatinga (MG).
De acordo com o delegado da Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas que comandou a operação, Marcus Vinicius Michelotto, Lima e Santos estavam em Toledo (PR), e assim que souberam da operação realizada na terça-feira (14), fugiram para São Paulo. "Com medo da polícia, eles embarcaram em um ônibus para Campinas, onde um homem chamado Antonio Roci Oliveira Cunha os aguardava", explica o delegado.
Veículo abordado
Leia mais:
Novos deslizamentos interditam completamente a BR-277 na Serra da Esperança, em Guarapuava
Pai é preso por agredir filha de nove meses no Noroeste do Paraná
Operação 'Little Mouse', da PF, mira empresas de rastreamento veicular em Londrina
‘Gerente’ do tráfico na zona norte de Londrina é preso em flagrante
Policiais abordaram o veículo em que os suspeitos embarcavam e que era dirigido por Cunha. "O motorista tentou atropelar os policiais e fugiu, deixando os dois comparsas no local", afirma o delegado.
Silva é natural de Santa Rosa (RS) e foi detido em Ipatinga (MG). "Ele trabalha com carretas e não sabia que a polícia estava atrás dele. Como ele não foi encontrado em sua cidade de origem, pedimos auxílio para a Polícia Rodoviária Federal, que o encontrou em Minas Gerais", disse Michelotto.
Lima e Santos possuem passagem pela polícia por furto e roubo e Silva por estupro e lesão corporal. Eles estão sendo transferidos para Curitiba, onde ficarão à disposição da Justiça. Antonio Roci Oliveira Cunha, que possui extensa ficha criminal por roubo, formação de quadrilha e receptação, continua sendo procurado pela polícia.
Operação
Policiais da Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas (DEDC) deflagraram na manhã de terça-feira (14) a Operação Carga Pesada que prendeu dez pessoas que fazem parte de uma das maiores quadrilhas de roubo, desvio e receptação de cargas roubadas do Sul do País. De acordo com a polícia, em pelo menos seis roubos, o grupo teria dado prejuízo de mais de R$ 1 milhão. Eles agiam em estradas do Sul e Sudeste do Brasil roubando cargas de eletroeletrônicos, comida, roupas e pneus, segundo as investigações.
De acordo com o delegado Michelotto, a polícia começou a investigar a quadrilha em novembro de 2008, depois de apreender, em um barracão de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), grande quantidade de pneus e produtos roubados. Em abril, parte do grupo foi preso em Araucária, também na RMC, com carga avaliada em mais de meio milhão de reais em sapatos de luxo.