Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ação civil pública

Ex-prefeito de Sabáudia utilizava associação para desviar dinheiro público

Redação Bonde com MP-PR
03 jul 2015 às 09:55

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Promotoria de Justiça de Arapongas ajuizou ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o ex-prefeito de Sabáudia (Norte-Central paranaense) nas gestões de 2005 a 2008 e 2009 a 2012. De acordo com o que foi apurado pelo Ministério Público, o ex-prefeito utilizou a Associação de Proteção à Maternidade e Infância (APMI) de Sabáudia para a contratação irregular de pessoal e desvio de dinheiro público.

Conforme a ação, de 2005 a 2011, foram efetuados inúmeros repasses de dinheiro público para a APMI, em desconformidade com a legislação. O Ministério Público constatou que a entidade privada foi utilizada como intermediária para permitir aos envolvidos a gestão privada de verbas públicas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


A utilização da APMI possibilitou ao então prefeito e sua esposa "contratar livremente pessoas sem concurso público (ampliando, com isso, as contratações livres que poderiam fazer de comissionados); pagando-lhes o salário que quisessem; furtando-se do regime estatutário próprio dos servidores públicos e dos limites de gasto com pessoal da Lei de Responsabilidade Fiscal e dificultando o controle quanto ao destino dos recursos". Na ação, a Promotoria afirma que "a APMI parasitava as estruturas municipais, não possuindo qualquer gasto administrativo que justificasse" os gastos apurados.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ainda em 2024

Deputados garantem ter emenda do governo federal para obra do Teatro Municipal de Londrina

Imagem de destaque
STF

Moraes diz que 8/1 demonstrou falência de autorregulação das plataformas

Imagem de destaque
Recurso

STF marca julgamento de ação de Bolsonaro para tirar trama golpista da relatoria de Moraes

Imagem de destaque
11 votos contrários

Vereadores de Londrina rejeitam projeto de lei que autorizava troca de imóveis para sede da Codel e Ippul

A ação foi ajuizada pelo MP em conjunto com o Município de Sabáudia, por meio da Procuradoria Jurídica do Município. No dia 6 de abril último, a mesma Promotoria de Justiça já havia ajuizado ação de improbidade administrativa contra o ex-prefeito de Arapongas e sua esposa, também presidente da APMI de Arapongas, por irregularidades semelhantes às cometidas em Sabáudia. No caso de Arapongas, a Promotoria apresentou também denúncia criminal pelos mesmos fatos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo