Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Para 19,5%

Três deputados da região de Londrina votaram pelo aumento do ICMS

Douglas Kuspiosz - Grupo Folha de Londrina
13 dez 2023 às 19:43
- Valdir Amaral/Alep
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Dos quatro deputados estaduais que representam Londrina e região, três foram favoráveis ao PL (Projeto de Lei) n° 1023/2023, do governo do Estado, que eleva de 19% para 19,5% a alíquota modal do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). O setor produtivo mostrou rejeição à medida, tanto que cinco entidades da sociedade civil organizada apresentaram uma pesquisa indicando que 97% dos paranaenses desaprovam a decisão.


Foram favoráveis ao PL os deputados Cobra Repórter (PSD), Tiago Amaral (PSD) e Cloara Pinheiro (PSD), que são da base do governador Ratinho Junior; o também pessedista Tercílio Turini estava na tribuna da AL (Assembleia Legislativa do Paraná), mas não votou o projeto.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Cobra Repórter, que tem Rolândia como seu principal reduto eleitoral, afirmou que a Reforma Tributária está tramitando e que, em 2027, vai ser feita a “uma média de quanto os estados arrecadam; e essa média vai determinar aquilo que cada estado vai receber”.

Leia mais:

Imagem de destaque
Acordo com MPPR

Ex-prefeito de Ivaiporã Pedro Papin vai devolver mais de R$ 1,3 milhão à Prefeitura

Imagem de destaque
Coronel do Exército

Alexandre de Moraes solta ex-assessor de Bolsonaro investigado por trama golpista

Imagem de destaque
Entenda!

Estudo avalia reduzir número de cidades da Região Metropolitana de Londrina

Imagem de destaque
Sai Alexandre de Moraes

André Mendonça, ministro do STF, é eleito para o TSE


“O governador apenas antecipou isso para agora, para não ter nenhum prejuízo. E não é nem agora, porque tudo isso [a Reforma] que vai acontecer não é no mandato do governador, é em 2027. Nós entendemos que é para o bem do Estado”, explicou, citando que o Paraná perdeu R$ 4 bilhões em arrecadação. “Entendemos que é necessário para que, lá na frente, a gente não sofra nenhum tipo de problema.”

Publicidade


O parlamentar criticou a pesquisa que apontou descontentamento dos paranaenses com o PL. “Não adianta fazer uma pesquisa, igual foi feita por algumas entidades, e apenas dizer: ‘Você é a favor ou contra o aumento de tributos?’. Todo mundo é contra, mas tem coisa que é necessária e não tem outro jeito de a gente fazer.”


Cobra Repórter disse não acreditar que o Paraná vai ser menos competitivo que outros estados, e lembrou que se o artigo 131 da Reforma Tributária cair, o governo estadual pode rever “o que foi de aumento agora”.

Publicidade


Questionado sobre o trâmite do projeto, que ocorreu em apenas oito dias, o deputado reconheceu que a tramitação foi rápida, mas afirmou que desde outubro o assunto vinha sendo discutido. “Não tem muito o que fazer. Ou a gente corrige isso agora, ou o Estado vai sofrer lá na frente. Temos que ter responsabilidade agora".


O deputado estadual Tiago Amaral integra um grupo de parlamentares do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul que busca alteração do texto da Reforma Tributária. “Em Brasília, a expectativa é fazer a efetiva retirada desse artigo na semana que vem. Estou em articulação com o deputado federal Filipe Barros (PL) e nossa bancada federal articula com outras bancadas de outros estados para manterem-se firmes nessa posição. A expectativa é grande.”

Publicidade


Amaral destacou, no entanto, que mesmo que o artigo 131 seja retirado do texto da Reforma Tributária, a suspensão da alta da alíquota modal do ICMS paranaense para 19,5% não seria automática. “Fica nas mãos do governador decidir (se aplica ou não o reajuste tributário) em caso de o dispositivo ser retirado. Quero crer na fala do secretário do Planejamento [Guto Silva], na segunda-feira (11), de que o governador reavaliaria o aumento.”


A reportagem solicitou um posicionamento para a deputada Cloara Pinheiro, mas não houve resposta até o fechamento desta edição. (Com Simoni Saris/Grupo Folha de Londrina)


Imagem
Deputados estaduais aprovam aumento do ICMS no Paraná e saem de férias
Com a realização de cinco sessões, a AL (Assembleia Legislativa) do Paraná encerrou as votações em 2023 aprovando, entre outros projetos, o que promove alterações na cobrança do ICMS


LEIA TAMBÉM NA FOLHA:

Imagem
Setor produtivo lamenta aprovação de alta do ICMS no Paraná
Projeto polêmico foi aprovado no apagar das luzes pelo Legislativo e aumenta para 19,5% a alíquota modal do ICMS no Estado
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade