Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Beleza e personalidade

Veja dicas para montar um enxoval que transforma a casa em um ambiente confortável

Redação Bonde
17 abr 2024 às 11:00
- Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A escolha do enxoval da casa é uma das partes mais importantes do cuidado com o lar, pois além de deixar a residência mais bonita, é essencial para o conforto, proporcionando o bem-estar para toda a família. 


Porém, existem algumas dúvidas sobre o que comprar, quais itens colocar em cada cômodo, como combinar com a decoração, entre outras questões.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A beleza e personalidade de uma casa envolve diversos aspectos, sendo o enxoval uma das partes importantes do cuidado com o lar. A seleção adequada dos itens, não apenas garante conforto, mas também promove o bem-estar de toda a família. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Menos é mais

Especialista esclarece: três hábitos de limpeza que parecem eficientes, mas não são

Imagem de destaque
Airbnb

Casa de Anne Hathaway em 'Uma Ideia de Você' pode ser alugada

Imagem de destaque
Cerca de 5 mil

Governo Lula vai comprar imóveis no Rio Grande do Sul para dar a desabrigados

Imagem de destaque
Novas regras

Governo amplia uso do FGTS na compra de imóveis usados pelo Minha Casa, Minha Vida


No entanto, surge a questão: quais itens são realmente indispensáveis para montar o enxoval? Com tantas questões, desde o tamanho do imóvel até a escolha do tecido para toalhas de rosto, é essencial avaliar cuidadosamente o que é realmente necessário para a residência.

Publicidade


Para ajudar quem pretende montar um belo enxoval para o lar, separamos algumas dicas  de um enxoval que transforma a sua casa em um ambiente agradável, personalizado e cheio de estilo.


POR ONDE COMEÇAR?

Publicidade


O primeiro passo é trabalhar em uma lista de produtos necessários, levando em consideração a possibilidade de dobrar esse volume e se haverá onde guardá-los. É claro que existe uma quantidade mínima que norteia a aquisição, mas pensando na organização, é fundamental considerarmos o espaço disponível para o seu armazenamento


Em seguida, é importante pensar nos materiais que compõem a lista, uma vez que, muito além do visual que oferecem, precisam atender o sensorial do toque e a facilidade para limpeza. No caso dos tecidos, o algodão e linho sempre figuram como as preferências, pois atendem nossa busca por bem-estar e aconchego.

Publicidade


DORMITÓRIO 


O enxoval da cama deixa tudo mais gostoso: além do conforto dos itens, edredons, colchas, jogos de lençóis e almofadas, entre outros itens, devem expressar o estilo dos moradores e deixar o décor ainda mais bela, as peças, incluindo a peseira, seguem o degradê de cinza presente no estilo industrial. As almofadas foram responsáveis pelo ponto de cor.

Publicidade

BANHEIRO 

Publicidade


No banheiro as toalhas são as grandes protagonistas e são indicados, pelo menos, dois conjuntos completos com peças para o banho, rosto e tapete para saída de banho. Suporte para apoiar sabonetes e escovas de dente deixa o ambiente ordenado e, dependendo do estilo das peças, é possível deixar o banheiro mais sofisticado, mais divertido e trazer pontos de cor.


Caso o imóvel ainda disponha de um lavabo, faz-se necessário incluir três toalhas, já que nesse ambiente a higiene das mãos é mais frequente, e podem, inclusive, serem menores e decoradas, por se tratar de um ambiente social. 

Publicidade


Imagem
Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda
O Brasil registrou venda recorde de imóveis no ano passado e quem comprou ou vendeu casa ou apartamento tem de declarar a movimentação no Imposto de Renda 2024


COZINHA


Antes de partir para as compras, é necessário analisar com que frequência e o quê os moradores cozinham e listar os itens necessários. 


Não é todo mundo que precisa de um jogo completo de panelas e frigideiras e várias assadeiras. Sempre bato na tecla de ter apenas o essencial. Junto a isso, é recomendado ter um jogo de pratos rasos, fundos e de sobremesa, além de copos, xícaras de chá e café para servir, no mínimo, seis pessoas.


Para os apreciadores de vinhos e outros drinques, um jogo de taças e copos (cada bebida costuma demandar o seu estilo próprio), também não podem faltar. Não há a necessidade de adquirir tudo padronizado, quando mesclamos variedades distintas para saimos da mesmice. No caso de copos, pratos e talheres, é possível ter dois jogos de seis, bastando que combinem entre si para utilizar ambos, quando for preciso.


Para completar, jogos de potes para mantimentos, temperos e para guardar alimentos na geladeira não podem faltar, bem como panos de pratos, uma luva térmica e ‘miudezas’ como peneiras, pegador de macarrão e travessas de vidro, entre outros tópicos.


MESA 


Para os apaixonados por mesas postas, alguns objetos são indispensáveis. O segredo aqui não é dispor de um acervo grande para uma montagem charmosa, mas sim contar com um enxoval básico (que podem ser até de louças brancas) e acessórios que inspirem a criatividade. Toalha de mesa, jogos americanos, caminhos de mesa, guardanapos e prendedores são alguns dos acessórios que ajudam a construir lembranças inesquecíveis durante refeições especiais. 


ENXOVAL PARA SOLTEIROS E HÓSPEDES 


A diferença entre o enxoval de casal, solteiro e hóspede está basicamente na quantidade de itens e produtos, em qualquer circunstância ou estado civil, dois a três jogos por pessoa sempre figura como um número adequado. 


ENXOVAL E DECORAÇÃO 


Uma dica é optar por uma base com cores neutras para que os ambientes não aparentem estar sobrecarregados. E, nessa articulação, peças coloridas entram pontualmente para conciliar uma atmosfera estilosa, criativa e alegre.


Uma boa maneira de conectar o enxoval com a decoração do lar é utilizar os elementos de forma coerente. Em um interior descolado e contemporâneo, não faz sentido investir em jogos de cama ou pratos super clássicos, causando assim uma estranheza e ausência de unidade.


Imagem
Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas
Neste período de friozinho característico do outono, é comum tirarmos blusas guardadas e nos depararmos com manchinhas nas peças. A realização de procedimentos simples, antes de colocá-las na máquina, garante um resultado eficaz e peças perfeitamente
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade