Pesquisar

Canais

Serviços

- Divulgação
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Cuidados com a casa

Aprenda a limpar o piso vinílico colado e clicado

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
14 set 2021 às 14:42
Continua depois da publicidade

Embora todo piso vinílico seja feito de PVC, cargas minerais, plastificantes, pigmentos e aditivos, nem todos são iguais e uma das principais diferenças está no modo de instalação – colado ou clicado.

Continua depois da publicidade


O piso colado é o modelo mais tradicional entre vinílicos, pois permite uma variedade de formatos maior: réguas, placas e mantas. Sua fixação é por adesivo, espalhado por todo o contrapiso antes da instalação.

Continua depois da publicidade


Apesar da semelhança com o visual dos colados, o clicado tem menos opções de formatos: réguas em sua maioria, mas há também placas. A fixação no contrapiso é feita por meio de um sistema de encaixe das peças, sem adesivo.


Além destas, há também diferenças na limpeza de cada modelo que, se não observadas conforme as indicações do fabricante, podem gerar problemas que vão desde o descolamento até danos nos pisos.
Líder mundial em pisos vinílicos, a Tarkett explica abaixo como limpar corretamente pisos vinílicos colados e clicados:


Limpeza de piso vinílico colado

Continua depois da publicidade


Por ser fixado por um adesivo especial, a limpeza dp piso vinílico colado tem como grande cuidado evitar que essa rotina leve ao descolamento das placas ao longo do tempo.


Os colados podem ser lavados, o que é um grande diferencial frente ao laminado e aos pisos de madeira natural, mas para evitar problemas futuros, é fundamental secar a superfície, evitando o empoçamento de água.


Uma vez instalado, é preciso aguardar os sete dias de cura do adesivo para realizar a primeira limpeza, cujo passo a passo será o mesmo das próximas higienizações até o fim da vida útil do piso:


1) Use vassoura de pelo/mop ou utilize aspirador de pó


2) Prepare uma solução de água e detergente neutro com a diluição recomendada na embalagem do fabricante. Evite usar detergente com glicerina, pois essa opção deixa resíduos no piso ao longo do tempo


3) Espalhe a solução pelo piso e esfregue com uma vassoura ou limpador tipo LT ou máquina de limpeza com disco vermelho-rubi 3M


4) Remova com rodo a água suja


5) Enxágue o piso utilizando água limpa e remova o excesso com o rodo. Esse passo é muito importante para evitar que o piso fique com aspecto embaçado ao longo do tempo


6) Seque com pano seco e limpo antes de liberá-lo para o uso


Limpeza de piso vinílico clicado


Por ser fixado com o encaixe entre as peças sobre a superfície, a limpeza do piso vinílico clicado tem como grande cuidado evitar o contato com água em abundância.


É por isso que os clicados não devem ser lavados, pois são ‘flutuantes’ e a água em excesso pode escorrer pelas juntas até o contrapiso.

Por outro lado, diferente do colado, o clicado pode ser limpo imediatamente após a instalação, o que pode torná-lo uma opção mais interessante para reformas ultrarrápidas.


O passo a passo, tanto da primeira como das futuras limpezas, é:


1) Varra com vassoura de pelo/mop ou utilize um aspirador de pó


2) Prepare uma solução de água e detergente neutro com a diluição recomendada na embalagem do fabricante. Evite usar detergente com glicerina, pois poderão deixar resíduos no piso ao longo do tempo.


3) Umedeça o pano/mop na solução e aplique em todo o piso, utilizando o mínimo possível de água


4) Utilize pano/mop e água limpos e enxague o piso. Essa etapa é muito importante para evitar que o detergente se acumule no piso


5) Seque o piso com pano seco antes de liberá-lo para o uso


Seja colado ou clicado, não utilize produtos de limpeza derivados de petróleo, como os solventes, por exemplo. Eles podem reagir com a composição do vinílico e assim danificar permanentemente a superfície do piso.


O mesmo alerta vale para as famosas receitas caseiras, portanto, sempre consulte o manual de limpeza e conservação do fabricante antes de iniciar qualquer procedimento, sobretudo se existirem dúvidas sobre como proceder em cada situação.

Limpando-o regularmente de maneira correta, aumentam as chances de o piso atingir a vida útil estimada para esse produto e cenário de instalação e assim permanecer com um visual de piso novo por mais tempo!

Continue lendo