Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Conta mais barata

Confira dicas simples para economizar energia e água

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
04 out 2019 às 09:10
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Reduzir o consumo de água e energia elétrica não contribui apenas para a preservação do meio ambiente, mas também para a redução de gastos e para o controle das finanças da casa.

Algumas atitudes já são bem conhecidas, como trocar as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes ou reutilizar a água da máquina de lavar para limpar o quintal, porém ainda há outras formas de economizar.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para ajudar nessa tarefa, André Amado, gerente de rede de prestadores da Allianz Assistance, listou seis dicas simples e práticas:

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão

Imagem de destaque
Métodos alternativos

Cinco receitas caseiras (e eficientes) para acabar com as baratas


Atenção na hora de escolher o chuveiro - Quando for adquirir um novo chuveiro, todas as especificações do produto devem ser observadas. Por exemplo, se a residência dispõe uma tensão de 127 volts (V), o chuveiro não pode exceder 5700 watts (W). Caso a voltagem disponível seja 220V, o limite é 7800W.

Publicidade


Os disjuntores da residência devem corresponder as especificações para as voltagens: 50 amperes para 127V e 40 amperes (A) para 220V, além da fiação de 10 milímetros (mm) para ambos os casos. Utilizar o aparelho fora do padrão correspondente pode ocasionar o consumo elevado de energia, curtos e, até mesmo, queima de fiação.


Tomadas da cozinha - Micro-ondas, fornos elétricos, coifas e outros equipamentos de cozinha exigem tomadas de 20 amperes e fiação de, pelo menos, 4 mm, por conta da maior exigência desses eletrodomésticos.

Publicidade


Utilizar estes equipamentos fora do padrão ideal e exigido pelas fabricantes pode acarretar, além do maior gasto de energia, a diminuição da vida útil do equipamento e, até mesmo, curto circuitos.


Cuidados com a geladeira - Tão utilizado no dia a dia, o eletrodoméstico requer alguns cuidados especiais para prolongar sua durabilidade e não pesar na conta de luz.

Publicidade


O termostato do equipamento deve ser regulado de acordo com a temperatura externa da geladeira, não sendo recomendado deixar o aparelho no nível mais alto ou no mais baixo, evitando o esforço desnecessário dos componentes internos.


Outra dica é não deixar a porta aberta por muito tempo para evitar desgastes na placa e no compressor. Além disso, caso o refrigerador não seja frost free, deve-se aguardar o descongelamento natural, sem utilizar o ventilador ou secador de cabelo.

Publicidade


Secador e prancha de cabelo - Semelhante aos equipamentos de cozinha, o secador e a prancha de cabelo, geralmente, possuem alta potência e exigem mais do sistema elétrico da residência. Por isso, para evitar o uso excessivo de energia, curtos e até mesmo incêndios, o proprietário deve plugá-los em tomadas de 20 amperes e instalação de fiação entre 4 e 6 mm.


Gastos com a descarga do vaso sanitário - Uma válvula de descarga com a regulagem errada tem duas consequências graves: a alta na conta e o consumo excessivo de água.

Publicidade


Para o funcionamento correto, ela deve estar a 90º em relação ao pino acionador. Caso a tampa da válvula do vaso fique muito inclinada, pode ficar danificada e gerar vazamentos e aumento no consumo. Outro ponto importante é o registro interno da válvula que, em boa regulagem, reduz o consumo em até 50%.


Sem força na hora de fechar a torneira - Usar força excessiva ao fechar registros, seja de torneiras, misturadores ou saídas de água, pode danificar o mecanismo de fechamento e, até mesmo, o equipamento, ocasionando vazamento.


Quando o proprietário da residência notar gotejamentos, deve solicitar manutenção o mais rápido possível, evitando desconfortos e dores de cabeça.

Além disso, cada registro conta com especificações próprias e que variam conforme marca e modelo. Então, antes de adquirir, vale uma consulta a um especialista para minimizar erros nas aquisições de peças.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade