Pesquisar

Canais

Serviços

- Divulgação
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Personalidade aos ambientes

Dicas para incorporar o tapete listrado na decoração

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
24 set 2021 às 15:34
Continua depois da publicidade

Os tapetes carregam  histórias milenares das mais diversas influências socioculturais, estabelecendo diferentes tradições de técnicas, composições, desenhos e cores, sendo que um dos modelos mais conhecidos é o tapete listrado!

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

 

Continua depois da publicidade

Os tapetes com listras são tão antigos quanto os próprios tapetes, pois surgiram ainda nos tempos dos teares manuais do Oriente, como uma maneira tanto de aproveitar as sobras de materiais como a lã quanto para expressar culturalmente uma etnia.

 

Continua depois da publicidade

Hoje os ‘listradinhos’ são ideais para tornar a decoração dos ambientes mais moderna e visualmente dinâmica, mas muitas pessoas ainda têm medo de usá-los por não saber o que levar em conta e como escolhê-los.

 

De fato, como todo tapete, não se pode escolher uma peça simplesmente com a intenção forrar o piso. É preciso planejamento e bom senso para harmonizar os ambientes.

 

Para acertar na decoração com tapetes listrados, confira abaixo as dicas da by Kamy


Personalidade em cores


Foi-se o tempo que os tapetes listrados só poderiam ser utilizados na decoração de casas de praia. Por conta da sua moderna combinação de cores, eles se encaixam em qualquer ambiente interno ou externo com muita personalidade.

 

A grande vantagem dos listrados é não se restringir a uma estática mais jovial, podendo cair muito bem também em propostas mais clássicas. Tudo vai depender da cor e hoje há uma variedade grande de peças que mesclam tonalidades e texturas diferentes.

 

Se a ideia é deixar um ambiente mais clean, você pode optar por tapetes listrados em tom sobre tom de uma mesma cor, uma maneira efetiva de colorir o ambiente sem necessariamente recorrer à paleta neutra


Dinamismo no visual


As listras de um tapete dão bossa à decoração porque acrescentam dinamismo aos ambientes e conduzem o olhar de uma forma mais impactante que um tapete de desenho ‘liso’.

 

Até por atrair mais facilmente o olhar, é preciso escolher com cuidado qual é a espessura das listras. As mais finas são indicadas para ambientes pequenos, pois nos maiores elas podem causar confusão visual. Os grandes ambientes pedem tapetes com listras mais largas, pois são mais elegantes.

 

O sentido da listra também é importante: normalmente se usa na horizontal com a intenção de ampliar os ambientes, mas existem também opções na vertical.


De olho na composição


É importante lembrar que os tapetes podem ser tecidos em diferentes composições, portanto, sempre confira se aquele tapete listrado desejado foi tecido em materiais adequados para as necessidades, gosto e rotina dos ambientes.

 

Verifique qual é o tipo de fibra e quais são as combinações feitas a partir delas. Fibras naturais, como lã, algodão e seda, não devem ser utilizadas em ambientes que podem ter algum contato com umidade.

 

Já as fibras sintéticas, como as de vinil, poliéster e polipropileno, podem ser utilizadas inclusive em áreas externas, cozinhas e casas com pets.


Múltiplas combinações


Os tapetes listrados oferecem tantas possibilidades de combinação de cor e textura que tornam o exercício de escolher um modelo algo bastante personalizado, mas também existem combinações que nunca saem de moda.

 

O tradicional P&B é bastante procurado porque acrescenta um toque sofisticado característico dessa combinação entre opostos. O par entre branco e azul também é bastante procurado para decorações que buscam evidenciar o frescor.

 

Também é possível escolher uma combinação entre várias cores mais modernas, como tons de azul e terracota, para compor a decoração móveis estofados em couro, por exemplo.


Continue lendo