Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Anote já!

O que pode ou não ser feito de reforma em um lar financiado

Redação Bonde com assessoria de imprensa
19 abr 2021 às 10:03
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Regras de condomínio e estrutura do prédio devem ser consideradas antes das reformas


Ter uma casa própria é um dos sonhos dos brasileiros. Para isso, a maioria das pessoas passa anos na tentativa de conquistar esse sonho e normalmente compra um imóvel por meio de financiamento.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na hora de entrar no imóvel, ainda mais com essa sensação de pertencimento, a maior vontade de todo mundo é sair mudando tudo: fazer reformas, pintar paredes, trocar revestimentos e pisos, etc. No entanto, para imóveis financiados, há uma série de normas e regras
a serem seguidas para reformas antes de quitar a dívida.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão


Assim, confira algumas dicas do que pode ser feito assim que as chaves do imóvel estão em mãos.

Publicidade


Pintura interna de paredes


Para pintar as paredes de casa, as regras normalmente são livres, tanto para escolha de cor, quanto para a forma de pintura. O ideal é sempre escolher tintas apropriadas para o tipo de parede e ambiente, com cuidado especial para banheiros e cozinhas, que acumulam mais gordura e umidade. Para esses ambientes, recomenda-se o uso de tintas antimofo e laváveis.

Publicidade


Embora a pintura da parte interna do imóvel seja permitida, há condomínios que estabelecem regras para as fachadas do prédio e espaços próximos às sacadas, que devem seguir um padrão. O ideal é que, antes de pintar uma área que pode ser vista de fora do seu ambiente,
essa ação seja debatida com o síndico do prédio ou que esteja disposta nas regras do condomínio.


Reformas em geral dentro do imóvel

Publicidade


Este é um item de atenção, visto que as reformas são, sim, permitidas, desde que não comprometam a estrutura do prédio ou da casa. Fazer um famoso "puxadinho", por exemplo, passa a ser mais difícil em um edifício. Em alguns casos, é necessário inclusive apresentar laudos técnicos que garantam que não haverá danos à estrutura.


Todas as reformas internas devem ser discutidas com o síndico e revistas de acordo com o regulamento do prédio. Mesmo que sejam reformas menores, como mudança de um piso de porcelanato para um piso laminado, por exemplo, as intervenções precisam ser avisadas ao condomínio, para que respeitem as regras do espaço.

Publicidade


É válido destacar que, no caso dessas reformas menores, o aviso é mais importante, para que as regras de convivência com outros condôminos sejam respeitadas, tais como horários certos para barulho e uso dos elevadores de serviço.


Perfuração de paredes e instalação de móveis fixos

É comum que, ao entrar em uma casa nova, haja mudanças dentro do imóvel para maior conforto e também decoração. A instalação de móveis que necessitam de perfuração das paredes é permitida, desde que não alterem a estrutura do imóvel e respeitem as regras de barulho
do condomínio.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade