Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Pesquisa aponta

Pia da cozinha tem 100 mil vezes mais micro-organismos que a do banheiro

Redação Bonde
27 mai 2016 às 11:40
- Divulgação/Bettanin
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A pia da cozinha é um dos principais focos de contaminação da casa, pelo potencial que o local possui de proliferar germes e bactérias. Muitas vezes a família inteira se vê sofrendo com diarreias e vômitos, acreditando ter pego uma intoxicação na rua, quando o problema estava dentro de casa.

Segundo um estudo feito pela Fundação de Pesquisa para Saúde e Segurança Social (FESS), em parceria com a Universidade de Barcelona, a cozinha é um dos lugares mais contaminados dentro da casa. A pesquisa aponta que a pia da cozinha possui 100 mil vezes mais germes do que no banheiro e que eles se concentram principalmente nas esponjas e nos panos. "Isso acontece, pois são utensílios que estão em contato com a água o tempo todo, e os locais com umidade são os preferidos das bactérias", explica o biomédico e microbiologista Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ele comenta também que a umidade é só um dos fatores que estimula a proliferação de germes e bactérias, sendo que os resíduos dos alimentos é que "alimentam" esta proliferação. Louças mal lavadas, tábuas e colheres de madeira, cantos de pia são exemplos clássicos de locais que acumulam restos de alimentos e geram uma contaminação cruzada. E a esponja da pia é o utensílio que mais causa este tipo de contaminação. "A pessoa lava a tábua de madeira contaminada com a mesma esponja que lava seus pratos e copos, por exemplo, espalhando bactéria por toda a louça. Esse tipo de contaminação pode causar diarreia e febre", afirma o biomédico.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão


Indústria está atenta ao problema


A indústria brasileira está atenta ao problema e começa a lançar no mercado soluções para ajudar as pessoas a manterem suas casas mais saudáveis. A gaúcha Bettanin, por exemplo, lançou recentemente a NovaEsfreBom Multiuso. O produto é o único do mercado com íons de prata em sua composição, tecnologia que garante a eliminação de 99,9% das bactérias presentes na própria esponja e que evita também a proliferação. "Essa fórmula faz com que as bactérias não permaneçam nas esponjas, evitando assim qualquer tipo de contaminação cruzada", explica o Dr. Bactéria.

Além disso, a tecnologia garante praticidade ao consumidor, pois dispensa a necessidade de esterilização das esponjas, sendo que a recomendação para esponjas comuns é que sejam deixadas de molho em água sanitária ou fervidas após cada utilização.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade