Pesquisar

Canais

Serviços

- Pixabay
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Dicas

Saiba como escolher o tapete ideal para cada local

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
21 jun 2022 às 09:53
Continua depois da publicidade

O tapete é o item perfeito para adicionar um charme na decoração e um aconchego na casa. Além do conforto ao pisar, ele é um aliado na hora de delimitar ambientes e faz toda a diferença para o conforto térmico e acústico. Pensando nisso, as arquitetas Ieda e Carina Korman, a frente do escritório Korman Arquitetos, reuniram diversas dicas para ajudar na escolha do tapete correto para cada ambiente da casa. Confira!

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


“Cheios de utilidades, os tapetes podem ser empregados em diversos ambientes, mas pedem por alguns cuidados”, apontam as profissionais. Eles podem ser neutros ou cheios de personalidade e devem ser escolhidos, costumeiramente, após a compra do mobiliário. 

Continua depois da publicidade

 

O tapete é escolhido de acordo com a rotina da casa e dos moradores. Assim, uma casa com pet ou crianças, por exemplo, pede por uma peça mais resistente e fácil de limpar. Uma casa de praia, por outro lado, dispensa peças de lã ou mais peludas. 


Tamanho e proporção

Continua depois da publicidade


Para definir o melhor tamanho para um tapete, é necessário levar em conta os mobiliários que estão no ambiente. Em um living, por exemplo, o recomendável é que o tapete seja cerca de 15 ou 20 cm maior do que a área que delimita. As poltronas devem estar inteiramente sobre da área do tapete, ou com ao menos metade de seu comprimento.

Já em salas de jantar, por sua vez, as arquitetas indicam que o tapete tenha ao menos 60 cm a mais do que o lado maior do tampo da mesa. Dessa forma, ao mover a cadeira, ela não se enroscará no tapete.


Necessidades dos ambientes


Ambientes diferentes pedem por tapetes diferentes. De modo geral, espaços com muita movimentação devem receber peças de gramatura mais baixa, deixando os tapetes mais felpudos e robustos para os locais em que se passa mais tempo sentado, ou que pedem por aconchego. 

Cozinhas dispensam tapetes, ao passo que banheiros podem receber peças pequenas à frente da bacia, pia e chuveiro, garantindo uma pisada confortável.


Como combinar


Por fim, na hora de coordenar os tapetes com o décor, é possível pensar no padrão de estampas e cores em conjunto com as texturas e paletas do mobiliário. Então se o ambiente for bem colorido ou com cores fortes, o tapete deve estar em harmonia, mas tamém a peça pode funcionar como ponto de partida, ou seja, se o cliente tem um tapete especial e gostaria de montar a decoração para combinar com ele, também é possível!


Em alguns casos, os desenhos e padrões marcantes são como obras de arte no chão e funcionam como ponto de destaque. Para quem busca apenas o conforto da peça, as neutras são sempre as mais indicadas, sem risco de errar.

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade