Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuidado!

Sabia que atraso de contas pode levar imóvel a leilão judicial? Entenda

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
08 fev 2022 às 10:28
- Divulgação/iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ser proprietário de imóveis implica em responsabilidades, já que inadimplência pode fazer com que se perca o tão sonhado bem. É importante manter as contas pagas em dia, como empréstimos para a quitação do bem ou ainda contas de condomínio e de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Ter um imóvel em seu próprio nome requer uma série de cuidados para que a propriedade seja mantida.


O caso mais delicado é o de empréstimo bancário, pois a consolidação da propriedade só ocorre com a quitação do financiamento. Enquanto isso, o imóvel fica alienado ao banco. A instituição financeira enviará avisos para que o débito seja pago. Se não houver resposta, o problema será levado ao cartório, que também fará uma notificação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O condomínio é outro compromisso que deve ser pago em dia. No caso de inadimplência, ainda há a possibilidade de negociação da dívida. Se não for pago, há o risco de o condomínio entrar com uma ação de execução. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina


E, para quem não paga IPTU, o município pode entrar com uma ação após cinco anos de não recebimento do imposto devido.

Publicidade


Em todos esses casos, o imóvel pode ir a leilão. Os leilões judiciais são considerados um tipo de alienação que se baseia no Código de Processo Civil (artigo 876). Começa com um processo de execução, e quando o devedor não paga a dívida dentro do prazo estabelecido, a expropriação de bens ocorre.


Já para os que visam comprar imóveis em leilões há de se ter cuidado para analisar o edital de venda. Um dos problemas que pode ocorrer é que o imóvel tenha pessoas nele trabalhando ou residindo. Assim, o novo proprietário terá de entrar na Justiça para conseguir a desocupação do imóvel, o que pode demorar bastante tempo.


O ideal é procurar imóveis em leilão que já estejam desocupados. É importante visitar o local e entender o estado do imóvel ou mesmo as condições da rua ou do bairro. Também é preciso ter atenção quanto a pendências judiciais e problemas que podem ocorrer na aquisição.


É importante também fazer todos os cálculos de gastos antes de arrematar um imóvel em leilão, pois também se paga comissão para o leiloeiro, taxas de registro do imóvel e impostos. Assim sendo, antes mesmo de adquirir uma propriedade, deve-se prever, além dos custos iniciais, o custo fixo para a manutenção da propriedade. 

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade