Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Entenda

Contato com livro desde infância melhora performance intelectual, diz médico de Londrina

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
07 jul 2023 às 10:26
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Você sabia que o contato com livros desde pequeno, além de se estimular a leitura, também pode melhorar a performance intelectual e o aproveitamento escolar das crianças? Um estudo da Academia Americana de Pediatria comprovou que a leitura tem estreita relação com o desenvolvimento pleno das capacidades de pensar, falar e aprender na infância.


Por meio de livros, os pequenos desenvolvem a concentração, memória, raciocínio e compreensão, além de estimular a linguagem oral e a capacidade criativa. “Todas as crianças precisam do máximo do estímulo neurológico possível, uma dessas formas vem dos livros. Livro traz contato e estímulo visual, para os pequenos é todo colorido, sem falar nos estímulos interpretativos”, afirma o neurocirurgião pediátrico, Alexandre Canheu. O médico mantém um instituto de especialidades pediátricas em Londrina. Canheu também ganhou protagonismo nacional com vários estudos publicados e é considerado uma das dez maiores referências da neurocirurgia pediátrica do Brasil. Aqui em Londrina, também coordena o ambulatório de Neurocirurgia Pediátrica do HU (Hospital Universitário).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Pai de duas crianças, o médico mantém uma rotina de leitura com suas duas meninas porque sabe que está contribuindo para o desenvolvimento intelectual delas. “Tente ler o máximo possível, porque isso estimula e faz com que a criança possa interagir com letra, textura, tatos, sons e outras coisas. Oferecer livros para as crianças faz elas desenvolverem gosto por estudos e vai influenciá-las e auxiliá-las no desenvolvimento da juventude e fase adulta da vida”, comenta Canheu.

Leia mais:

Imagem de destaque
Oportunidade

UEM faz concurso com 82 vagas para docentes efetivos; salários até R$ 16,5 mil

Imagem de destaque
Mínimo 180 dias

Nova lei concede licença a estudantes de ensino superior que se tornem pais

Imagem de destaque
46 mil alunos

Aulas na rede municipal retomam nesta terça em Londrina

Imagem de destaque
Em fase única

Inscrições para Vestibular 2025 da UEL abrem nesta quinta


Estimular a leitura a partir de qual idade?

Publicidade


Até os 3 anos: a família pode escolher livros que proporcionam experiências sensoriais como livros de banho, coloridos, que estimulam a audição ou com textura (para estimular o tato).


Até os 6 anos: é possível optar por livros com temas mais místicos, gibis e histórias infantis.


A partir dos 6 anos: podem ser inseridos livros de aventura, gibis e ficção científica.


Imagem
Plástico nos oceanos já ameaça 1 em 4 espécies de aves marinhas com alto risco de extinção
Cerca de 1 em cada 4 das espécies de aves marinhas sob risco de extinção sofre com acúmulo elevado de plástico nos oceanos nas regiões em que habitam.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade