Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Desenvolvimento infanto-juvenil

Para ler com seu pequeno: confira 7 livros para crianças que estão praticando a leitura

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
04 abr 2023 às 16:26

Compartilhar notícia

- Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Diversas pesquisas já comprovaram que ler desenvolve a atenção, a capacidade de concentração, incrementa o vocabulário, melhora a memória e o raciocínio. Esses são alguns dos benefícios que justificam a importância de incentivar o hábito desde a infância. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Para que o primeiro contato com a leitura ocorra da melhor forma, é preciso tomar alguns cuidados. O primeiro é selecionar títulos apropriados, o que fará a diferença para que a criança compreenda a narrativa e se envolva com a história. Escolher livros indicados para a faixa etária também irá ajudar no processo de alfabetização.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nova lei

Câmara aprova proibição de celulares em escolas do país

Imagem de destaque
Previsão da ONU

La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência

Imagem de destaque
53% dos colégios aptos

Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025

Imagem de destaque
Confirmado

2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus

Publicidade

O escritor dinamarquês Hans Christian Andersen foi o primeiro a criar histórias especialmente para o público infantil. Por isso, o autor recebe, no dia de seu aniversário, 2 de abril, também a homenagem do Dia Internacional do Livro Infantil. A data foi criada em 1967, pela International Board on Books for Young People - IBBY, que também promove o mais importante prêmio da categoria com o nome do autor.

Imagem
UEL prorroga inscrições de transferência externa com 764 vagas
As inscrições para o Processo Seletivo de Transferência Externa da UEL foram prorrogadas até dia 11, conforme o Edital Prograd/Cops nº 07/2023.


Títulos como “O Patinho Feio”, “A Pequena Sereia” são apenas alguns sucessos que compõem a obra de mais de 150 histórias escritas até 1875, quando faleceu. Destinadas às crianças, seus contos buscavam trazer aprendizados e lições valiosas para esse público que antes era esquecido pela literatura. Desde então, muitos autores também se dedicam à literatura infanto-juvenil. 

Publicidade


Ao mesmo tempo, também é importante que os pais mantenham o hábito de contar histórias para as crianças. Afinal, ler para os pequenos promove o desenvolvimento de habilidades essenciais, ajuda na aquisição da linguagem e ainda fortalece os vínculos familiares.

Publicidade

A bibliotecária do Colégio Marista Santa Maria, Claudia Borinelli, selecionou algumas dicas de livros para crianças que estão aprendendo a ler. Confira:


Imagem
Segundo dia da 2ª fase do Vestibular da UEL acumula abstenção de 13,59%
Um total de 67 candidatos deixaram de comparecer no segundo dia da 2ª fase do Vestibular 2023 da UEL, totalizando 920 ausentes nos dois dias, o


1. O menino que aprendeu a ver, Ruth Rocha

Publicidade

O mundo é cheio de coisas para se ver: Umas a gente entende, outras não pode entender. Esta é a história do menino João, que aprendeu pouco a pouco uma lição. As coisas do mundo a gente precisa aprender e é isso que se descobre quando se aprende a ler. Aquela fase encantadora em que vamos descobrindo as placas nas ruas, os bilhetes, os cartazes e vamos lendo tudo pelo caminho!

Publicidade

2. Coleção “Os Pingos”, de Mary França

Publicidade

A história dos Pingos traz as personalidades e as cores de cada um dos sete pingos: Pingo de Flor; Pingo de Lua; Pingo de Ouro; Pingo de Sol; Pingo de Fogo; Pingo de Céu; e Pingo de Mar. São livros em caixa alta (letra bastão), que ajudam a quem está iniciando a jornada

da leitura e da descoberta das letras. 

3. O batalhão das letras, de Mario Quintana

Esta é a primeira obra de Mario Quintana voltada para o público infantil. O livro apresenta o alfabeto enquanto ensina poesia, ora ressaltando as formas gráficas das letras, ora seus fonemas. Um singular abecedário poético, em que o autor brinca com as letras e as palavras de nossa língua.

Imagem
Inteligência Artificial e empatia são temas de redação no vestibular da UEL
A IA (Inteligência Artificial) e a empatia foram os temas propostos para a redação do Vestibular 2023 da UEL (Universidade Estadual de Londrina).


4. Uma letra puxa a outra, de José Paulo Paes

Nesse livro, cada letra do alfabeto ganha uma quadrinha, composta com recursos de rima e ritmo que ajudam a memorização. A letra s, por exemplo, é assim: S; O sapo saltou na sopa de um sujeito que, sem mais papo, deu-lhe um sopapo e gritou: - Opa! Não tomo sopa

de sapo!. As letras maiúsculas facilitam a leitura.

5. Coleção Estrelinhas, de Sonia Junqueira

Uma coleção especial para crianças que estão começando a ler e precisam se aprimorar na aprendizagem da leitura. Os livros têm letras em caixa alta, o que facilita a leitura.

6. O livro da gratidão, de Todd Parr

O autor nos faz pensar sobre os pequenos detalhes pelos quais devemos ser grato, com desenhos bem coloridos, altas doses de sensibilidade e muito bom humor. Aliás, todos os livros de Todd Parr são recomendados para crianças que estão começando a ler, pois são livros bastante atrativos, coloridos, com letras em caixa alta e que abordam temas importantes no contexto infanto juvenil. 

7. O caso do bolinho, de Tatiana Belinki 


Um conto tradicional reescrito com a experiência de quem entende de criança. Baseando-se na repetição das ações, o enredo tem um humor natural, perfeitamente adequado às crianças pequenas!

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo