Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Abrangência nacional

Vestibulandos ganham nova ferramenta para escolher cursos de graduação

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
24 jul 2023 às 11:00
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A partir do dia 14 de julho, os vestibulandos passaram a contar com uma nova ferramenta para facilitar a escolha da faculdade ideal. O SoU_Ciência (Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência), vinculado à Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), lançou a plataforma SoU_Estudante


A ferramenta reúne informações sobre a qualidade de cursos oferecidos por mais de 2.500 instituições de ensino superior em todo o país.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O objetivo do SoU_Estudante é ajudar os alunos pré-universitários a fazerem a melhor escolha dentre as opções disponíveis, evitando cursos de baixa qualidade que frequentemente levam à evasão. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Legalização

Saiba como tirar visto de estudante e de residência na Argentina

Imagem de destaque
Estudo inédito

Pesquisador da UEL coordena relatório nacional sobre espécies invasoras

Imagem de destaque
Baseado em Roblox

Colégio cívico-militar de Maringá é invadido por zumbis em videogame feito por alunos

Imagem de destaque
Programe-se

Museu de Zoologia abre para visitação neste sábado, das 9h às 11h


Segundo Soraya Smaili, professora da Unifesp e coordenadora do SoU_Ciência, alguns cursos de universidades particulares registram taxas de evasão de até 80%. Isso pode acarretar em significativos prejuízos emocionais e financeiros para o estudante e sua família. 

Publicidade


A nova plataforma, de acordo com Smaili, surge como uma ferramenta confiável para evitar tais situações, proporcionando informações valiosas aos futuros universitários.


Imagem
UEL inicia inscrições para vestibular 2024 em Londrina e mais quatro cidades do Paraná
A UEL (Universidade Estadual de Londrina) abre nesta segunda-feira (24) as inscrições para o vestibular 2024.


PARÂMETROS

Publicidade


O SoU_Estudante disponibiliza notas obtidas pelas instituições de ensino nas três últimas edições do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), que avalia a qualidade dos cursos de graduação com base nas competências exigidas para o exercício profissional.


Além das notas do Enade, os estudantes pré-universitários podem comparar a taxa de permanência/evasão de cada curso e acessar dados sobre o perfil das instituições, como oferta de cursos de pós-graduação e nível de formação dos docentes. 

Publicidade


A plataforma permite, ainda, a seleção por tipo de curso (presencial ou EAD) e oferece filtros por município ou estado, facilitando a busca por informações relevantes.


As informações fornecidas são provenientes das bases de dados do próprio Enade, conduzido pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), e do CES (Censo da Educação Superior). 

Publicidade


Enquanto o site oficial do Enade disponibiliza as notas dos cursos individualmente, o SoU_Estudante oferece uma visão comparativa, auxiliando os estudantes na tomada de decisão.


Imagem
Estudantes londrinenses cobram valorização da pesquisa no Brasil
A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) anunciou que vai flexibilizar o acúmulo de bolsas de estudo e atividades remuneradas no Brasil a partir de outubro deste ano.


Carlos Eduardo Bielschowsky, pesquisador do SoU_Ciência e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), destaca que a nota do Enade varia de 1 a 5, sendo 5 a pontuação máxima. 

Publicidade


Bielschowsky recomenda evitar cursos com nota inferior a 1,7, porém, enfatiza que a comparação com cursos semelhantes no estado ou cidade desejada é fundamental para uma escolha mais assertiva.


O portal abrange as edições de 2018, 2019 e 2021 do Enade, uma vez que a avaliação não foi realizada em 2020 devido à pandemia. Essas três edições contaram com a participação de 1,17 milhão de alunos, proporcionando um volume significativo de dados para embasar as escolhas dos estudantes.


O SoU_Estudante oferece uma valiosa ferramenta para auxiliar os vestibulandos na importante decisão sobre seu futuro acadêmico, fornecendo informações relevantes e comparativas que podem contribuir para uma escolha mais consciente e acertada.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade