11/07/20
26º/14ºLONDRINA
PUBLICIDADE
Veja a história

Bailarino de Ibiporã vai dançar na Rússia

Formado na Escola Municipal de Ballet de Ibiporã, no Norte do Paraná, e recém saído da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, de Joinville (SC), onde estava desde 2015, o bailarino ibiporaense Eduardo Ávila, 19 anos, agora se prepara para dançar nos palcos da Rússia.

Divulgação
Divulgação


O convite da Companhia de Ballet de Samara, na Rússia, veio no mês de dezembro e, nesta terça-feira (14), Eduardo viaja para ficar um período de 15 dias de adaptação, ensaios e conhecimento do repertório do grupo – que tem aproximadamente 80 bailarinos profissionais. Depois retorna ao Brasil para aprontar toda a documentação e seu visto de trabalho na Rússia. O contrato inicial que assinará com a companhia russa é de um ano.

"Passou um frio na barriga quando cheguei na Escola do Bolshoi, em Joinville, pois eu era iniciante, e agora vou passar por isso novamente, porém, mais preparado. Com a minha experiência no Bolshoi, me sinto preparado para esse desafio na Europa e espero que dê tudo certo”, afirmou o bailarino.

Lei Municipal de apoio aos bailarinos - A formação de Eduardo Ávila no Bolshoi e de outros que virão foi viabilizada graças ao apoio da Prefeitura de Ibiporã, por meio da Lei Municipal 047/2017. Ela passou a garantir a ele e aos demais alunos que obtêm a aprovação na Escola do Bolshoi, a partir de dezembro de 2017, o direito a uma bolsa de estudos no valor aproximado de R$ 1,2 mil por mês durante o tempo em que permanecem em Joinville. A lei foi aprovada pela Câmara Municipal e visa contribuir para a formação profissional dos talentos locais.

"Ficamos muito contentes com essa notícia dos novos passos que o Eduardo dará e é necessário sempre darmos um retorno à sociedade quanto ao investimento público que é feito nos alunos e talentos do nosso município e informar como esses recursos estão sendo utilizados”, afirma o secretário municipal de Cultura e Turismo, Agnaldo Adélio.

A diretora da Escola de Ballet de Ibiporã, Leila Assis, acrescenta que "a maior dificuldade dos alunos que estudam fora é com a moradia, por isso esse apoio que o município está dando é de extrema importância, pois muitos não teriam condições de prosseguir na carreira artística por razões financeiras”, explica Leila. O investimento de Ibiporã no ballet vem de longa data. A Escola Municipal de Ballet existe desde 1990, sempre mantida pelo governo municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e possui hoje cerca de 200 alunos.

Alçando novos voos - Antes de descobrir seu potencial para o ballet, Eduardo Ávila iniciou suas atividades na Fundação Cultural de Ibiporã no Curso de Teatro. Ao ingressar na dança clássica não demorou para que as oportunidades começassem a aparecer. Em 2015 foi aprovado na seleção do Bolshoi em Joinville, onde terminou o Ensino Médio e se formou como bailarino em dezembro de 2019.

"Estou muito feliz com esse convite da Rússia, mas sei que não vai ser nada fácil. As passagens e a estadia agora, por exemplo, vou ter que bancar porque a gente só começa a receber após um mês de permanência no país. O contrato com a companhia é de um ano, e depois é renovado, como fazem as companhias na Europa”, comentou Eduardo.

Como mensagem às crianças e adolescentes que estão iniciando na dança, ele diz o seguinte: "A profissão de bailarino não é fácil, você precisa abdicar de muita coisa para obter sucesso nesta carreira, mas acredito que quando você quer realmente fazer algo, é o seu sonho, tudo vem naturalmente. É uma profissão árdua, mas ao longo do tempo se torna leve. Todos aqueles que têm comprometimento com a dança e que veem como uma carreira, isso deixa a coisa leve e nunca devem desistir”.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Gui Araújo
Anitta revela dificuldade para gravar clipe 'Tócame', que tem cenas quentes com Gui Araújo
10 JUL 2020 às 15h22
Zyan
Gio Ewbank e Bruno Gagliasso publicam primeira foto do filho
10 JUL 2020 às 14h57
Apresentadora
Eliana se cura do coronavírus e volta a abraçar os filhos após duas semanas
10 JUL 2020 às 14h56
Canal Brasi
Fábio Assunção diz que quarentena afastou depressão e trouxe caminho espiritual
10 JUL 2020 às 14h47
Desrosiers
Baixista do Simple Plan deixa a banda e se desculpa após acusações de assédio
10 JUL 2020 às 14h38
Treta no Twitter
Danilo Gentili acusa Bolsonaro de pedir sua cabeça no SBT
10 JUL 2020 às 11h37
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados