Luiz Felipe Scolari voltou a mostrar confiança no título do Brasil na Copa do Mundo de 2014 nesta segunda-feira. Desta vez, o treinador da seleção brasileira reiterou seu otimismo ao ironizar os comentários de Pelé, que colocou Alemanha e Espanha como as principais favoritas a levar a taça no próximo ano.
"Se o Pelé falou que a Alemanha é a favorita, eu mantenho mais ainda o que eu falei sobre o Brasil, porque quando o Pelé fala, dá errado", disse o treinador, ao lembrar a fama de "pé-frio" do Rei do Futebol.
Pelé comentara sobre a Copa na semana passada, ao ser questionado sobre as principais favoritas. Na ocasião, dissera que alemães e espanhóis estariam um nível acima das demais seleções. "Quando o Pelé fala que é a Alemanha, pode ser que a Alemanha não chegue, respondeu Felipão, em tom de brincadeira.
Leia mais:
Leila promete boas-vindas a John Textor em meio a alfinetadas e tensão
São Paulo não prioriza atacante e só vai atender Zubeldía se vender atletas
Flamengo adia renovação de Pulgar, que aguarda valorização para ficar
Por que Flamengo e Corinthians não se entendem em negócio por Hugo Souza
O treinador também se mostrou bem-humorado ao ser perguntado sobre a provocação do Uruguai. Em comemoração pela conquista da vaga na Copa, na repescagem, o patrocinador dos uruguaios lançou uma campanha na TV intitulada "O Fantasma da Copa de 50 já está no Brasil". Nela, um fantasma azul passeia pelo Rio de Janeiro dando sustos nos brasileiros, em referência à derrota na final do Mundial de 50.
"Achei interessante, bem legal a propaganda", comentou Felipão, que minimizou o efeito da provocação sobre os jogadores do Brasil. "Os caras foram criativos, mas meus jogadores nasceram em 1983 e 1984 e nem sabem que existiu a Copa de 50".
"Se a gente for ver pelo lado positivo, perdemos a final porque chegamos até lá. Então, perdemos a última partida. E, agora, se a gente chegar até a final, está bom. Se ganhar, melhor ainda", declarou. "O que a gente tem de fazer em relação aos jogadores de 50 é valorizá-los muito, ao invés de criticá-los por ter perdido o título".
LISTA - Antes dos comentários sobre Pelé e Uruguai, Felipão revelou que está com dificuldade para cortar jogadores da sua pré-lista para a Copa do Mundo. O treinador antecipou que já tem 25 preferidos, sendo que somente 23 poderão ser convocados. "Vou cortar aqueles que eu tiver menos confiança", explicou.
Para montar a pré-lista, Felipão tem acompanhado todos os jogos da Série A. No próximo mês, ele complementará suas observações no leste europeu, possivelmente na Ucrânia e na Rússia. O treinador não revela quais times e nem quais jogadores serão analisados nesta viagem.
Com a lista praticamente fechada, Felipão alega que precisa incrementar as observações para o caso de uma baixa de última hora. "Pode acontecer alguma contusão, algo que me leve a fazer alteração no grupo. Vou continuar observando até a véspera da convocação", avisou o técnico.