Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Polêmica!

Advogado de nadador brasileiro se diz aliviado após pena leve por doping

Agência Estado
27 fev 2015 às 17:30

Compartilhar notícia

- Reprodução
Publicidade
Publicidade

O nadador brasileiro João Gomes Júnior cumprirá seis meses de suspensão por doping e só poderá voltar a competir em junho, pois a pena é retroativa e passa a valer desde dezembro. Com isso, ele não poderá disputar o Troféu Maria Lenk e ficará sem índice para disputar as principais competições da temporada pré-olímpica da natação, como o Mundial de Kazan, na Rússia, e o Pan de Toronto, no Canadá, ambos em julho. O julgamento foi realizado nesta sexta-feira, em painel da Federação Internacional de Natação (Fina), em Lausanne, na Suíça.

Para Marcelo Franklin, advogado especialista em direito esportivo e contratado pelo atleta, o resultado do julgamento pode ser encarado como positivo. "A audiência foi bem dura. Começou às 9h30 na Suíça e terminou por volta de 14h30. Essa pena que ele pegou a gente encara como grande vitória, pois ele poderia ter sido suspenso por quatro anos e isso acabaria com a carreira dele. Claro que ele queria que não tivesse pena nenhuma, mas o saldo foi uma grande vitória, pois nossa meta era colocá-lo na Olimpíada", explica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Gomes Júnior, especialista no nado peito, foi flagrado em exame realizado durante o Mundial em Piscina Curta disputado em dezembro, no Catar. No teste, foi encontrada o diurético hidroclorotiazida. Além da suspensão, válida até o dia 3 de junho, o nadador perderá as medalhas que conquistou em Doha. "O que aconteceu com ele foi uma contaminação cruzada, ou seja, a substância entrou no organismo dele sem que ele tivesse culpa", afirma o advogado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Invicto

Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano

Imagem de destaque
Spartans

Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes

Imagem de destaque
Alvo Run 2024

Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul

Imagem de destaque
Rainha

Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete


Apesar da suspensão do nadador, o Brasil não perderá as medalhas conquistadas por ele na competição. Gomes Júnior participou das eliminatórias de três revezamentos em que o País ganhou o ouro - 4x50 metros medley masculino, 4x100m medley masculino e 4x50m medley misto.

Assim, a histórica primeira colocação geral do Brasil em um Mundial foi mantida. "Foi importante que todos os resultados do Brasil em Doha fossem mantidos", conclui o especialista, lembrando que em um prazo de 21 dias ainda cabe recurso à decisão, tanto por parte do atleta quanto por algum outro órgão, como a Agência Mundial Antidoping (Wada).


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade