O espanhol Fernando Alonso conseguiu neste domingo (10) a sua primeira vitória na temporada 2011 da Fórmula 1. O piloto da Ferrari aproveitou os erros cometidos pela Red Bull nos pit stops para triunfar no GP da Inglaterra, no circuito de Silverstone, em uma demonstração de força e da recuperação da equipe italiana, que coincide com as polêmicas sobre as mudanças nas regras da categoria.
Alonso subiu ao lugar mais alto do pódio e foi seguido pelos dois pilotos da Red Bull, com o alemão Sebastian Vettel em segundo lugar e o australiano Mark Webber na terceira colocação. Com excelente desempenho no início da prova, o inglês Lewis Hamilton, da McLaren, ficou em quarto lugar, seguido pelo brasileiro Felipe Massa, da Ferrari.
O alemão Nico Rosberg, da Mercedes, o mexicano Sergio Perez, da Sauber, os alemães Nick Heidfeld, da Renault, e Michael Schumacher, da Mercedes, e o espanhol Jaime Alguersuari, da Toro Rosso completaram a zona de pontuação do GP da Inglaterra. Já o brasileiro Rubens Barrichello, da Williams, terminou a prova na 13ª posição.
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Apesar de não ter vencido, Vettel segue na liderança folgada do Mundial de Pilotos, com 204 pontos, 80 a mais do que Webber. Alonso está na terceira colocação, com 109 pontos. Já Massa está em sexto lugar, com 52 pontos, e Barrichello ocupa a 16ª colocação, com quatro pontos.
O Mundial de Construtores é liderado pela Red Bull, com 328 pontos. A McLaren ocupa o segundo lugar, com 218, e a Ferrari é a terceira, com 164. A décima etapa da temporada 2011 da Fórmula 1 será disputada no dia 24 de julho, com a realização do GP da Alemanha, em Nurburgring.
A CORRIDA - Logo na largada, em que os pilotos usaram pneus intermediários, já que trechos da pista estavam molhados, Vettel assumiu a liderança em Silverstone ao ultrapassar Webber, que havia faturado a pole position no sábado. Já Massa caiu para o quinto lugar ao ser ultrapassado por Button, mas retomou a posição logo na segunda volta.
Com ritmo agressivo, Hamilton, que largou do décimo lugar, assumiu a quinta colocação na segunda volta e passou a pressionar Massa. Após a realização do primeiro pit stop, o brasileiro perdeu sua posição para o inglês e também foi ultrapassado por Button. Arrojado, Hamilton também passou Alonso. O espanhol, porém, deu o troco.
A corrida era lidera pelos pilotos da Red Bull, mas erros na segunda parada nos boxes afetaram Vettel e Webber. Alonso conseguiu voltar à frente do alemão e ultrapassou o australiano para assumir a liderança do GP da Inglaterra. Vettel, que também havia perdido uma posição para Hamilton, conseguiu recuperar a vice-liderança com a estratégia de parada dos boxes.
O piloto alemão, porém, não conseguiu se aproximar de Alonso e ainda foi pressionado por Webber nas voltas finais, quando Massa também tentou ultrapassar, sem sucesso, Hamilton. Enquanto isso, Alonso conseguiu manter a liderança com tranquilidade para vencer o GP da Inglaterra, em Silverstone.