Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Massa chega em terceiro

Alonso vence GP da Itália e volta à briga pelo título

Agência Estado
12 set 2010 às 17:59

Compartilhar notícia

- Reprodução
Publicidade
Publicidade

A festa foi completa para os fanáticos torcedores da Ferrari neste domingo. Correndo em casa, a escuderia colocou os seus dois pilotos no pódio do GP da Itália. No circuito de Monza, o espanhol Fernando Alonso fez valer a sua estratégia de parada nos boxes para ficar com a vitória, voltando à briga pelo título do Mundial. Já o brasileiro Felipe Massa foi o terceiro, chegando atrás do inglês Jenson Button.

Além da primeira colocação, Alonso também pôde comemorar o abandono do inglês Lewis Hamilton. O piloto da McLaren liderava o Mundial e abandonou ainda na primeira volta. Quem também pode festejar o resultado na Itália é o australiano Mark Webber, da Red Bull. Mesmo terminando duas posições atrás do alemão e companheiro de equipe Sebastian Vettel, a sexta colocação foi suficiente para garantir a liderança da temporada.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



Com 187 pontos, Webber volta a ser o líder após 14 etapas disputadas. Hamilton caiu para segundo, com 182. Alonso, por sua vez, aumentou consideravelmente as esperanças de conquistar o seu terceiro título da Fórmula 1 e soma agora 166 pontos, um a mais que o atual campeão Button. Vettel é o quinto, com 163, e Massa o sexto, com 124 pontos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Invicto

Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano

Imagem de destaque
Spartans

Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes

Imagem de destaque
Alvo Run 2024

Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul

Imagem de destaque
Rainha

Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete



Se o piloto da Ferrari está praticamente fora da briga pelo título, os outros brasileiros fazem campanhas ainda mais discretas. Neste domingo, Rubens Barrichello apenas manteve a 10.ª posição que tinha na largada e conquistou mais um ponto com a Williams. Lucas Di Grassi, da Virgin, foi o último e Bruno Senna, da Hispania, abandonou ainda no início.

Publicidade



A largada foi emocionante em Monza. O pole Alonso bem que tentou manter a liderança, mas Button passou e ainda se aproveitou da primeira curva para dentro, assegurando a primeira posição. Enquanto isso, Massa quase foi no embalo do inglês e brigou roda a roda com o companheiro nas primeiras curvas. Após alguns toques leves, Alonso se firmou em segundo.



Atrás do brasileiro, Hamilton vinha mais rápido, mas não teve paciência suficiente para fazer a ultrapassagem. Após tocar a roda no carro de Massa, o piloto da McLaren acabou abandonando ainda nas primeiras curvas, com a quebra da suspensão dianteira.

Publicidade



Até as paradas nos boxes, Button chegou a abrir certa vantagem, mas Alonso se recuperou, encostou no inglês e conseguiu voltar na frente do rival depois do seu pit stop, na volta 38. Para delírio dos torcedores da Ferrari em Monza, o espanhol saiu dos boxes e dividiu a primeira curva, fechando a porta para impedir a ultrapassagem.



Longe da briga pelas primeiras posições, os carros da Red Bull não renderam bem no início, mas melhoraram ao longo da corrida e se mantiveram no pelotão de elite. Ainda antes das paradas nos boxes, Vettel alegou uma queda de rendimento para ceder a posição a Webber, já que o companheiro tem maiores chances de título.

Publicidade



Na liderança, Alonso não teve dificuldades para abrir boa vantagem sobre Button, só reduzida no fim, quando o espanhol errou o traçado. Também com tranquilidade, Massa se manteve em terceiro. Já Vettel foi obrigado a parar nos boxes na última volta, mas permaneceu em quarto, enquanto Webber fez importantes ultrapassagens sobre Robert Kubica e Nico Hulkenberg para garantir o sexto lugar e a liderança do Mundial.



Com o campeonato aberto, a Fórmula 1 segue agora para a Ásia, decretando o fim da temporada europeia. A próxima corrida será no dia 26, em Cingapura. Depois, ainda restarão mais quatro etapas, no Japão, Coreia do Sul, Brasil e Emirados Árabes.

Publicidade



Confira a classificação final do GP da Itália (53 voltas):



1.º - Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1h16min24s572

Publicidade


2.º - Jenson Button (ING/McLaren), a 2s938


3.º - Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 4s223

Publicidade


4.º - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), a 28s196


5.º - Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 29s942


6.º - Mark Webber (AUS/Red Bull), a 31s276


7.º - Nico Hulkenberg (ALE/Williams), a 32s812


8.º - Robert Kubica (POL/Renault), a 34s028


9.º - Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 44s948


10.º - Rubens Barrichello (BRA/Williams), a 1min04s213


11.º - Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso), a 1min05s056


12.º - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India), a 1min06s106


13.º - Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 1min18s919


14.º - Pedro de la Rosa (ESP/Sauber), a uma volta


15.º - Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), a uma volta


16.º - Adrian Sutil (ALE/Force India), a uma volta


17.º - Timo Glock (ALE/Virgin), a duas voltas


18.º - Hikki Kovalainen (FIN/Lotus), a duas voltas


19.º - Sakon Yamamoto (JAP/Hispania), a duas voltas


20.º - Lucas Di Grassi (BRA/Virgin), a duas voltas



Abandonos:


Jarno Trulli (ITA/Lotus), 47 voltas


Bruno Senna (BRA/Hispania), 12 voltas


Lewis Hamilton (ING/McLaren), uma volta

Kamui Kobayashi (JAP/Sauber), uma volta


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade