Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Confirmado!

Após ameaças, Fiba Europa libera seleções para o Rio-2016 no basquete masculino

Agência Estado
27 mai 2016 às 16:49

Compartilhar notícia

- Reprodução
Publicidade
Publicidade

A Fiba Europa, braço da Federação Internacional de Basquete no Velho Continente, decidiu nesta sexta-feira retirar a suspensão aplicada a 16 federações nacionais em março, o que colocava em risco a participação de equipes como Espanha e Lituânia nos Jogos Olímpicos do Rio. França, Sérvia, Turquia, Grécia, Itália e Croácia, que ainda disputarão os Pré-Olímpicos de julho, também estavam suspensas.

A punição radical foi uma forma de a Fiba Europa mostrar força na queda de braço que ela trava contra os organizadores da Euroliga. Desde o ano 2000 a competição acontece sob a tutela de uma empresa privada e, recentemente, a Fiba lançou uma ofensiva para tentar recuperar a organização do torneio, considerado bastante lucrativo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em decisão polêmica, a Fiba Europa anunciou em março a suspensão de 16 federações porque elas, supostamente, não impediam que suas respectivas ligas nacionais tivessem relações com a Euroliga. A punição era relativa à próxima competição organizada pela Fiba Europa - o Eurobasket de 2017 -, mas seria comunicada à Fiba para o gancho valer também na Olimpíada.

Leia mais:

Imagem de destaque
Invicto

Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano

Imagem de destaque
Spartans

Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes

Imagem de destaque
Alvo Run 2024

Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul

Imagem de destaque
Rainha

Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete


Há duas semanas, a Fiba Europa e os organizadores da Euroliga sentaram para conversar e diminuíram um pouco as animosidades. Ainda assim, em comunicado nesta sexta-feira, a entidade máxima do basquete europeu avisou que vai "continuar monitorando" a posição das federações a respeito das práticas "antidesportivas" da Euroliga.

Além de Espanha, Lituânia, França, Sérvia, Turquia, Grécia, Itália e Croácia, também estavam suspensas as federações de Montenegro, Macedônia, Eslovênia, Alemanha, Rússia, Bósnia, Israel e Polônia.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade