O lutador português João Carvalho, de 28 anos, morreu nesta terça-feira (12) após ser nocauteado por Charlie Ward no Total Extreme Fighting (TEF), que ocorreu em Dublin, na Irlanda. O atleta foi encaminhado para o hospital depois de sentir indisposto por conta do nocaute técnico contra Ward.
"Estendemos nossas mais sinceras condolências à família de João Carvalho e a seus companheiros de equipe do Nóbrega Team. Nossos pensamentos e orações são para eles", declarou em nota César Silva, diretor executivo do TEF.
Charlie Ward pertence ao 'Team SBG Irlanda', equipe de Conor McGregor, que é o atual campeão dos penas do UFC.
Leia mais:
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez
Equipe londrinense é campeã dos Jogos Abertos do Paraná em Apucarana
Veja nota na íntegra do Nóbrega Team:
A Nobrega Team vem desta forma confirmar o falecimento do seu atleta Joao Carvalho, que ocorreu ontem à noite no Hospital Beaumont, em Dublin, pelas 21:35 horas. É com grande consternação e tristeza que escrevemos estas palavras, informando que o óbito do atleta João Carvalho aconteceu depois de 48 horas em estado crítico.
Durante o evento TEF-MMA, que decorreu no sábado, no National Boxing Stadium em Dublin, onde foram cumpridas todas as regras de segurança, e após um combate onde a arbitragem seguiu todos os procedimentos corretos e habituais, o atleta João "Rafeiro" Carvalho sentiu-se mal, cerca de 20 minutos depois do final do combate.
Ainda no local foi imediatamente assistido pela equipa médica presente, sendo depois transportado rapidamente para o Hospital Beaumont, onde foi submetido a uma intervenção cirúrgica cerebral, após a qual o atleta permaneceu em estado crítico durante as 48 horas seguintes, acabando por falecer nesta segunda-feira as 21:35 horas.
Apesar do permanente acompanhamento médico que teve por parte da organização do evento e do hospital irlandês, a quem agradecemos todo o apoio prestado nestes momentos difíceis, e embora sejam conhecidos os riscos deste desporto, o falecimento de João Carvalho no meu ponto de vista profissional foi uma enorme infelicidade, que deixa profundamente tristes e consternados, tanto a sua família, como toda a equipa Nóbrega Team, que sempre acompanharam o João Carvalho ao longo da sua carreira, em que ele se vinha destacando a nível nacional e internacional.
É pois com muito pesar que apresentamos as nossas sinceras condolências à família e a toda a equipa Nobrega Team.
Vitor Nóbrega