Pesquisar

Canais

Serviços

Cuidados na pandemia

Atletas tiram a barba para evitar vírus: será que funciona?

Tiago Santos - Estagiário*
26 mar 2020 às 10:19
- Reprodução / Instagram
Publicidade
Publicidade

Em meio a tantas dúvidas sobre métodos que evitem a disseminação do coronavírus, circulou nas últimas semanas uma orientação para que os homens tirem a barba. Nas redes sociais, vários atletas aderiram ao visual de cara limpa e lançaram o desafio para os colegas barbudos.

Os jogadores de vôlei Wallace e Bruno Rezende publicaram a transformação em seus perfis no Instagram e incentivaram outras pessoas a fazer o mesmo. O gesto foi repetido pelo ex-atacante e comentarista Grafite, além de profissionais da televisão, como Danilo Gentili e Felipe Andreoli.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ver essa foto no Instagram

A @rafabrites me pediu pra falar 3 ações que eu estou fazendo contra o COVID-19. 1 - Fiz a barba, pois infectologistas e especialistas disseram que a barba tem mais chances de reter o vírus. Nao custa nada 2 - Sempre que tiver agua e sabonete por perto, utilizar este método pra limpar as mãos. Economizar ao máximo o alcool em gel, pois é algo que ja está faltando no comércio. Álcool em gel so quando nao tiver outra opção. 3 - Nossos funcionários estão dispensados (e pagos, claro). Ficou só a babá do Rocco, pois ela mora aqui. Vou desafiar os minhas amigas @barbarapcoelho e @gentilfernanda a compartilhar o que elas estao fazendo no combate ao corona vírus. Vamos juntos ❤

Leia mais:

Imagem de destaque
Para promoção

Rubens Barrichello vira diretor não-executivo em empresa de tecnologia

Imagem de destaque
Vai acontecer!

Vitor Belfort aceita luta com Popó, mas impõe condição especial

Imagem de destaque
Mesmo ganhando

Pressão explica por que história de Verstappen sair da Red Bull não morre

Imagem de destaque
Ex-esgrimista

Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, participa e perde duelo de esgrima em Curitiba

Uma publicação compartilhada por andreolifelipe (@andreolifelipe) em

Publicidade




O argumento para manter o rosto liso é que a barba dificultaria a higiene e manteria por mais tempo as secreções que carregariam o vírus.
Porém, de acordo com o infectologista Philipe Bellinati, do hospital Evangélico de Londrina, "não há relatos que impliquem a barba como transmissor do coronavírus. Quem requer maiores cuidados são os profissionais de saúde, que precisam usar máscaras".


"Devido à presença da barba, a máscara pode perder a capacidade de vedação do material, o que pode diminuir sua capacidade de filtrar vírus e impurezas. Para os homens que não sejam profissionais de saúde, a menos que necessitem usar máscara, a simples higiene com água e sabão é suficiente para limpar a barba. Lógico, além de mantê-la curta ou aparada, o que facilita essa higienização”, explica Bellinati.


A recomendação é semelhante para o cuidado com os cabelos. Segundo o médico, "já há protocolos que orientam uso de cabelos presos, conforme orientação dos Serviços de Controle de Infecção Hospitalar. Durante atendimento aos pacientes com suspeita de coronavírus, orienta-se uso de toucas. No caso da população em geral, não há necessidade. Apenas uma higienização e lavagem adequada já é suficiente.”

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade