A equipe Londrina/Caixa/Itamaraty/UEL de atletismo, que recebe recursos da Fundação de Esportes de Londrina, (FEL), por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (FEIPE), teve participação decisiva no resultado obtido pela delegação paranaense no Campeonato Brasileiro de Menores de Atletismo. No total, 15 atletas londrinenses competiram representando o Paraná e três deles foram convocados para servir a seleção brasileira no Sul-Americano no final do mês.
A competição foi disputada em Maringá e contou com a participação de todos os estados. O campeão foi o Estado de São Paulo, seguido pelo Paraná, e com Rio de Janeiro completando o pódio. Para o presidente do Instituto de Esporte e Cultura de Londrina (IECL), que é responsável pelo atletismo na cidade, Fernando Donatan Viegas Braga, o resultado mostra que o Estado é uma grande potência no atletismo na categoria de base, e que Londrina contribui muito para esse cenário.
Os três atletas da cidade que vão disputar o Sul- Americano na Argentina nos dias 27 e 28 de outubro são Wellington Silva Morais, que foi campeão brasileiro na prova do Lançamento de Dardo com a marca de 63m79, Marcello Augusto Marques, segundo lugar na prova dos 800m com a marca 1m54s98 e Gabriel dos Santos, segundo lugar na prova dos 400m rasos com a marca 49s57.
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Outros destaques londrinenses na competição foram Anderson Cordeiro, Samuel Barbosa e Alexsandro Nascimento da equipe de Revezamento Medley, que foi campeã brasileira com a melhor marca da temporada no Brasil, com o tempo de 1m55s96, além de Devair da Silva de Lara, que foi terceiro colocado na prova dos 1.500m com a marca de 4m12s23.
Fernando Braga também foi um dos técnicos londrinenses na equipe, junto com Gilberto Miranda e Silvana Vieira. Ele afirmou que o primeiro passo foi dado e o objetivo é chegar ainda mais longe. "Isso é um trabalho de muita dedicação, os atletas se empenharam e com muita força de vontade chegaram ao seu objetivo, agora é fazer bonito e tentar trazer resultados expressivos do Sul-Americano."
Para Braga as chances de medalha são grandes, já que o Brasil sempre é uma potência no atletismo sul-americano. "Temos tradição nesse esporte, não só em Londrina como em todo país, é um trabalho feito a longo prazo e que rende frutos. Agora é concentrar e treinar com cuidado para chegar forte na competição."