Mesmo com uma das temporadas mais emocionantes dos últimos tempos, a Fórmula 1 teve uma perda sensível de audiência em 2012. De acordo com dados coletados pelos responsáveis por explorar comercialmente a modalidade, o abalo foi motivado, principalmente, pela queda dentro do mercado chinês.
Em 2011, 74,5 milhões de chineses assistiram à Fórmula 1 pela televisão, número que caiu para 48,9 milhões ano passado. Neste novo cenário, o Brasil passa a ser o maior mercado da categoria, com 85,55 milhões de telespectadores em 2012.
- A maioria de nossos mercados estabelecidos trouxe audiências maiores ao longo de 2012 do que em 2011. Um pequeno número de territórios não atendeu às expectativas em termos de alcance, com o mercado chinês sofrendo uma queda que não pôde ser absorvida por um número significativo de aumentos em outros lugares - declarou o chefe da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, à Reuters.
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Na comparação com 2011, o mercado da Fórmula 1 no Brasil cresceu cerca de 8,9%, atrás de países como Espanha, com aumento de 11,5%, e Itália (15%). Ao todo, a modalidade foi televisionada em 185 países em 2012.