Os brasileiros não esconderam a emoção após a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Sochi (RUS), na tarde desta sexta-feira. O evento teve cerca de três horas de duração e marcou a celebração da história e da cultura russas.
A delegação brasileira foi a 15ª a desfilar no Estádio Olímpico - de um total de 88. Em sua quinta participação olímpica (duas de Verão e três de Inverno), Jaqueline Mourão foi a porta-bandeira brasileira. E a atleta do esqui cross country e do biatlo comemorou muito.
- Já participei de outros quatro Jogos Olímpicos, mas nunca vou me esquecer deste dia. Fiquei nervosa no início do desfile. Tentei passar a minha energia para todo mundo dentro do estádio, por isso balancei bastante a bandeira. Achei que passou rápido. Com a energia que eu estava, dava mais umas três voltas no estádio - afirmou a brasileira.
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Entre os atletas do Brasil, desfilaram Fabiana Santos, Sally Mayara, Edson Bindilatti, Edson Martins, Fábio Silva, Odirlei Pessoni (bobsled), Isabel Clark (snowboard), Josi Santos (esqui aéreo), Isadora Williams (patinação artística), Maya Harrison (esqui alpino), Leandro Ribela (esqui cross country) e Jaqueline Mourão. Também marcaram presença os técnicos principais e o chefe da Missão Brasileira, Stefano Arnhold. Apenas o esquiador Jhonatan Longhi, que chega a Sochi na próxima sexta-feira, não desfilou.
- Parece que essa foi a primeira vez que eu desfilei. É muita emoção em representar o Brasil mais uma vez - declarou Bindilatti, que tinha participado de quatro desfiles (abertura e encerramento dos Jogos de Inverno em Salt Lake, 2002, e Turim, 2006.
Se o Jaqueline e o piloto da equipe de bobslead já tinham disputado uma Olimpíada, Pessoni vibrou com sua primeira participação em uma Cerimônia de Abertura. - Estou sentindo uma emoção muito grande. Passou um filme na minha cabeça. Toda luta e todo sacrifício que fiz para participar dos Jogos Olímpicos. Não foi fácil, mas já está valendo a pena - disse o atleta que também é o mecânico do bobsled brasileiro.
O Brasil conta com 13 atletas, em sete modalidades, em Sochi. A competição vai ser disputada até o dia 23 de fevereiro.