Nesta terça-feira, 21, Cacá Bueno emitiu uma nota oficial sobre o episódio que envolve o jogo de 'equipe' entre ele e seu irmão, Popó Bueno, na etapa de Campo Grande, domingo, na prova que definiu os dez classificados para a Super Final da Copa Stock Car.
Para o piloto da Red Bull Racing, a matéria – divulgada inicialmente no programa Globo Esporte, de segunda-feira, – é estranha e aponta que o carioca é responsável pela eliminação de Thiago Camilo dos playoffs. A Globo divulgou uma conversa sobre Cacá Bueno e o chefe de equipe Andreas Mattheis sobre a possibilidade de classificação de Popó. Após a prova, Cacá foi desclassificado da prova por não levar o carro para os boxes e 'tentar passar informações enganosas' aos comissários.
"A mesma reportagem do Globo Esporte veiculou dois momentos meus de conversas por rádio com minha e quipe. No primeiro eu pergunto sobre a posição que meu irmão Popó Bueno deveria chegar para se classificar aos playoffs, uma preocupação legítima minha - afinal, trata-se de meu irmão. No segundo, eu pergunto quantas voltas faltavam para a prova se encerrar. Não ficou claro na matéria, entretanto, que naquele momento eu já havia sido ultrapassado por todo o pelotão citado acima e me encontrava em nono lugar, portanto, sem qualquer interesse individual a defender no restante da corrida", argumentou o piloto em nota.
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Thiago Camilo reclamou publicamente do ato 'antidesportivo' dos filhos de Galvão Bueno.
Íntegra da nota oficial de Cacá Bueno
Em atenção ao noticiário sobre a investigação da CBA a respeito do resultado da corrida da Stock Car em Campo Grande, gostaria de prestar os seguintes esclarecimentos.
"É totalmente absurda e descabida a acusação de que houve "jogo de equipe" ou "jogo de família" durante a corrida. Ultrapassei meu irmão Popó por duas vezes na prova e fui por ele ultrapassado em três ocasiões. Fui também ultrapassado por outros pilotos. Não facilitei e nem dificultei a passagem de ninguém. Quando meu carro permitiu, defendi minha posição.
Algumas voltas após o pit-stop, meu carro começou a apresentar problemas e eu comuniquei isso à minha equipe.
Com o incêndio sofrido pelo meu único rival direto na prova em termos de campeonato, Max Wilson, qualquer posição em que eu chegasse me colocaria à frente dele na tabela. Mas os problemas no carro me fizeram perder posições, seis no total, tendo sido ultrapassado primeiro por Marcos Gomes e Ricardo Mauricio. Após algumas voltas, fui alcançado pelo pelotão que era liderado por Popó Bueno, que me ultrapassou, bem como Átila Abreu, Ricardo Zonta e Xandinho Negrão. Todos eles me ultrapassaram.
Nenhum desses pilotos me acusou de qualquer atitude antidesportiva, pelo contrário. Em matéria veiculada pelo Globo Esporte, Átila Abreu reconhece que agi de acordo com as regras.
A mesma reportagem do Globo Esporte veiculou dois momentos meus de conversas por rádio com minha e quipe. No primeiro eu pergunto sobre a posição que meu irmão Popó Bueno deveria chegar para se classificar aos playoffs, uma preocupação legítima minha - afinal, trata-se de meu irmão. No segundo, eu pergunto quantas voltas faltavam para a prova se encerrar. Não ficou claro na matéria, entretanto, que naquele momento eu já havia sido ultrapassado por todo o pelotão citado acima e me encontrava em nono lugar, portanto, sem qualquer interesse individual a defender no restante da corrida.
Finalmente, o piloto Thiago Camilo foi desclassificado da prova por cometer uma infração clara do regulamento, e por esse motivo perdeu sua classificação aos playoffs.