A Federação Norueguesa de Natação anunciou nesta terça-feira que o campeão mundial Alexander Dale Oen morreu durante um período de treinamento em Flagstaff, no Arizona, nos Estados Unidos, na preparação para a Olimpíada de Londres. O nadador tinha apenas 26 anos. Presidente da federação, Per Rune Eknes explicou que Dale Oen morreu após sofrer uma parada cardíaca.
A federação disse em comunicado que o campeão mundial dos 100 metros peito foi encontrado caído no chão do banheiro na segunda-feira. O nadador foi levado para um hospital e, Flagstaff, onde foi declarado morto. Porta-voz do hospital, Starla Corllins confirmou a morte, mas não forneceu mais detalhes.
De acordo com a federação, Dale Oen tinha feito apenas um treino leve na segunda-feira, e também jogou uma partida de golfe naquele dia. Mas os companheiros ficaram preocupados quando o nadador passou um tempo longo no chuveiro, e entraram em seu banheiro porque ele não respondia aos chamados.
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Dale Oen foi campeão da prova dos 100 metros peito no Mundial de Esportes Aquáticos em Xangai, na China, em julho de 2011, e faturou a prata nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Seu triunfo em Xangai aconteceu apenas três dias depois do massacre na Noruega pelo extremista de direita Anders Breivik que provocou a morte de 77 pessoas. Ele era uma das principais esperanças de medalha da Noruega para a Olimpíada de Londres.
A morte de Dale Oen é a mais recente de um esportista por parada cardíaca. Em março, o jogador Vigor Bololente morreu após sofrer um enfarte durante partida de vôlei de na Itália. Já o meio-campista Piermario Morosini faleceu da mesma forma, após parada cardíaca em jogo de futebol na Itália.