O Cleveland Cavaliers está na final da temporada 2014/2015 da NBA. Comandado por LeBron James, o time de Ohio garantiu a classificação ao "varrer" o Atlanta Hawks por 4 a 0 na série melhor de sete com uma vitória arrasadora na última terça-feira, que mostrou bem o que foi o confronto. Em casa, empurrada pela torcida, a equipe atropelou o adversário por 30 pontos de diferença, 118 a 88, e pôde comemorar o título da Conferência Leste.
Esta é apenas a segunda vez que o Cavaliers decidirá a NBA - a outra foi em 2007, quando perdeu para o San Antonio Spurs - e o protagonista em ambas as campanhas foi o mesmo: LeBron James. De volta à equipe após quatro temporadas no Miami Heat, o astro foi o grande líder de uma equipe que sofreu com lesões, mas soube superá-las justamente por conta do talento de seu principal jogador.
Com a vitória, LeBron se tornou o primeiro jogador desde 1966 a disputar cinco finais consecutivas da NBA, sendo quatro com o Miami Heat e esta com o Cavaliers. Curiosamente, ao lado de James Jones, jogador de bem menos expressão, "parceiro" que o astro fez questão de levar do Heat para Cleveland - o jogador, no entanto, não entrou em nenhuma partida da decisão de 2011, apesar de estar no elenco do time da Flórida.
Leia mais:

Olimpíadas de Paris têm novos ingressos para todos os esportes; veja preços

Londrina EC Futsal supera 2022 e termina Liga Nacional em terceiro

Após campanha recorde no Pan, COB demite coordenadora de esporte feminino

Londrina vence AACC, de Marechal Cândido Rondon, no primeiro jogo da disputa do 3º lugar no Paranaense
Esta também pode ser a oportunidade de Cleveland voltar a celebrar o sucesso de uma equipe depois de um longo período. A última vez que um time da cidade conquistou um título em alguma das três principais ligas dos Estados Unidos (NBA, NFL e MLB) foi em 1964, quando o Cleveland Browns levantou o troféu no futebol americano.
E para garantir-se na decisão da NBA, o Cavaliers não encontrou qualquer dificuldade. Abalado com a desvantagem de 3 a 0 - que nunca foi revertida em uma série de playoff na história da liga -, o Hawks entrou em quadra disperso e os donos da casa não demoraram para abrir uma confortável vantagem.
Em dias inspirados de LeBron, J.R. Smith e Tristan Thompson, a volta de Kyrie Irving, recuperado de lesão, ficou em segundo plano, até porque o armador ainda se mostrou claramente com limitações físicas e ficou em quadra somente por 21 minutos. Pelo Hawks, pesou a péssima atuação de Al Horford (dois pontos, com um arremesso certo em seis tentados) e o desânimo.
A vitória foi tão tranquila que no último período as duas equipes lançaram seus reservas à quadra. LeBron, por exemplo, ficou somente 29 minutos em ação, mas foi tempo suficiente para ele terminar como cestinha, com 23 pontos, além de nove rebotes e sete assistências.
J.R. Smith contribuiu com 18 pontos e 10 rebotes, enquanto Tristan Thompson marcou 16 pontos e pegou 11 rebotes. Quem também anotou 16 pontos foi Kyrie Irving. Pelo Hawks, quem se salvou foi o armador Jeff Teague (17 pontos) e o pivô Paul Millsap (16 pontos e 10 rebotes).
Agora, o Cavaliers descansa até o dia 4 de junho, quando está marcado o início da decisão da NBA. A equipe enfrentará o vencedor do confronto entre Golden State Warriors e Houston Rockets, que decidem a Conferência Oeste. O Warriors vence por 3 a 1 a série e tem a oportunidade de fechá-la nesta quarta-feira, às 22 horas (de Brasília), em casa.