A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) formalizou nesta segunda-feira o pedido de inscrição de Thomaz Bellucci e dos duplistas Marcelo melo, Bruno Soares e André Sá nos Jogos Olímpicos de Londres. Número 1 do Brasil, Bellucci precisará de um convite para entrar na disputa porque sua posição no ranking (76º), atualizada nesta segunda, o deixaria de fora da disputa.
A lista anunciada ao fim de Roland Garros será usada como base para a definição dos classificados para a Olimpíada. Somente os 56 primeiros colocados da ATP ingressam diretamente na torneio olímpico. Mesmo com a restrição de quatro tenistas por país, o brasileiro ficaria somente na 63ª posição, dependendo de sete desistências para obter a vaga olímpica pela segunda vez na carreira - competiu em Pequim/2008.
Bellucci poderia entrar no torneio olímpico por uma das oito vagas que completam a chave de 64 tenistas. Destas, seis deverão ser distribuídas para os continentes, seguindo critérios da Federação Internacional de Tênis (ITF). E duas serão reservadas a convites que serão definidos por uma comissão tripartite.
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
A inscrição enviada pela CBT nesta segunda coloca Bellucci na briga por estas vagas remanescentes. O brasileiro tem boas chances de obter o convite por ser o único representante do país que receberá a próxima Olimpíada, no Rio de Janeiro, em 216.
Em relação aos duplistas do Brasil, nenhum deles está com vaga assegurada pelo ranking. O torneio contará com apenas 32 duplas, sendo que 24 serão garantidas pelo ranking. Marcelo Melo ocupa atualmente a 27ª colocação, enquanto Bruno Soares é o 29º e André Sá, o 45º.
Apesar da posição pouco favorável dos brasileiros no ranking, a CBT prometeu empenho para ajudar na busca pelas vagas olímpicas. "A CBT não vai descartar a possibilidade de nenhum dos tenistas inscritos participarem dos Jogos Olímpicos enquanto não houver uma negativa por parte da ITF, que é a responsável pelo tênis no evento".
A ITF definirá suas vagas, tanto na chave de simples quanto na de duplas, no dia 21 deste mês. A lista final com todos os classificados vai sair no dia 28.