O Comitê Olímpico Internacional (COI) encerrou nesta sexta-feira sua décima e última visita de inspeção para a Olimpíada de Londres e não poupou elogios aos organizadores e seus preparativos para o evento, que será realizado entre os dias 27 de julho e 12 de agosto. "Londres está pronta para receber o mundo", disse Denis Oswald, presidente do comissão de inspeção. "Podemos sentir que Londres está sentindo a febre dos Jogos".
Com a construção das instalações olímpicas completas e as obras tendo sido feitas dentro do orçamento de 9,3 bilhões de libras, o COI não tem qualquer impasse com o Comitê Organizador da Olimpíada de Londres (LOCOG, na sigla em inglês). "Nós não temos nenhuma dúvida, este verão vai ser um verão como nenhum outro na Grã-Bretanha", disse Oswald. "O mundo espera muito de Londres, mas sabemos que Londres está pronta e as pessoas não vão se decepcionar".
Oswald disse que Londres ainda tem coisas para fazer, mas apenas pequenos detalhes. "Eles têm quatro meses para fazer ajustes", disse o dirigente, que visitou nesta semana o Estádio Olímpico de Londres com Gilbert Felli, diretor-executivo do COI, e pediu mudanças na Cerimônia de Abertura da Olimpíada de Londres.
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
O dirigente solicitou que o evento, dirigido pelo cineasta Danny Boyle, termine até meia-noite (no horário de Londres). "Não é fácil de gerir", disse Oswald. "Verificamos os planos do LOCOG sobre o evento. Estamos confiantes de que nossos planos vão funcionar de forma satisfatória. Apenas alguns detalhes precisam ser corrigidos".
Quanto a quem vai acender a pira olímpica na cerimônia de abertura, Oswald disse que a decisão tomada pelos organizadores será mantida em segredo. "Eu sei que não sou eu", disse. "Não é Seb [Sebastian Coe, presidente do comitê organizador, ex-atleta e dono de dois ourous olímpicos]".
Chefe-executivo do Comitê Organizador da Olimpíada de Londres, Paul Deighton explicou que a próxima rodada de venda de ingressos ocorrerá após o sorteio do torneio olímpico de futebol, em 24 de abril. Ele revelou que ainda restam 4 milhões de entradas, sendo 1,5 milhão para jogos de futebol, 1 milhão para outros eventos e 1,5 milhão para os Jogos Paraolímpicos.